Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

auto_awesome

Noticias






RUA NÃO É DESTINO. DIREITOS NÃO PODEM TER ENDEREÇO.


Data de Publicação: 19 de agosto de 2026


Neste 19 de agosto, Dia da Luta da População em Situação de Rua, o CRP-RJ reafirma a necessidade de romper com a invisibilização, a culpabilização e as diferentes formas de violência dirigidas às pessoas que vivem nas ruas.

A data remete ao Massacre da Sé, ocorrido em 2004, e foi oficialmente instituída no calendário nacional pela Lei nº 15.187/2025. Mais do que recordar uma grave violação, este dia fortalece a luta por moradia, saúde, assistência social, alimentação, trabalho, documentação, segurança e participação social.

Publicadas em 2025, as “Referências Técnicas para atuação de Psicólogas(os) em Políticas Públicas para a População em Situação de Rua” orientam a categoria na construção de práticas baseadas na dignidade, na escuta e na garantia de direitos. O documento chama atenção para a heterogeneidade dessa população e para a necessidade de atuações intersetoriais que não reproduzam higienismo, institucionalização, preconceitos ou abordagens coercitivas.

Pessoas em situação de rua são sujeitos de direitos. O CRP-RJ defende políticas públicas permanentes, cuidado em liberdade e uma Psicologia comprometida com a superação das desigualdades que produzem e mantêm a vida nas ruas.

Conheça a referência técnica: www.crprj.org.br/publicacao



e6b120da-bc5b-4ac8-928e-6ef2f96d4f15.jpeg