O Sistema Conselhos de Psicologia, por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (Crepop), lançou no dia 26 de julho, a pesquisa sobre a atuação de psicólogas na política pública de prevenção da autolesão e do suicídio, e posvenção, como parte da metodologia do Crepop para a elaboração da Referencia Técnica acerca desta atuação.
A etapa qualitativa será realizada por videoconferência e a etapa quantitativa por questionário online.
O novo questionário on-line já está disponível, tem abrangência nacional e é a ferramenta utilizada pelo Crepop para coleta de dados sobre a prática profissional, na etapa quantitativa.
O objetivo é dar a oportunidade para as profissionais atuantes na política pública contribuírem para o processo de construção da Referência Técnica sobre Prevenção da Autolesão, do Suicídio e posvenção, fomentando a participação democrática da categoria na elaboração do documento. Esse método favorece a construção de um referencial técnico condizente e realmente conectado com a prática psi no âmbito daquela política pública.
Para participar clique no link https://www2.cfp.org.br/consultapublica/2021/prevencaosuicidio/ e responda as perguntas, até dia 24 de setembro.
Lembramos que todos os dados pessoais ou quaisquer informações que possam gerar identificação não serão disponibilizados em hipótese alguma, assegurando a confidencialidade, o sigilo e a privacidade daquelas(es) que fizerem parte da pesquisa.
ETAPA QUALITATIVA
O passo seguinte, deste processo participativo que culmina na Referência Técnica para atuação profissional psi, é a coleta qualitativa, realizada por meio dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), no nosso caso, o CRP-RJ.
As(os) psicólogas (os) interessadas(os) em participar desta etapa farão entrevistas por videconferência com o Crepop do CRP-RJ.
Para participar desta etapa, preencha o formulário no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe9thPiryvvc_l000BGfL7wrTf4R2IKzbYDL6It2uJ4wj-u8g/viewform até dia 24 de setembro.
Para saber mais sobre o Crepop e sua metodologia, assista ao vídeo produzido pelo CRP-RJ, clicando aqui https://www.youtube.com/watch?v=gSprwSaWjCA&t=39s