auto_awesome

Institucional






Apresentação


A cada três anos, as psicólogas brasileiras reúnem-se de forma democrática e organizada para discutir e decidir os rumos da nossa profissão. Para tal, as psicólogas precisam se mobilizar para participar das diversas etapas regionais do Congresso Nacional da Psicologia (CNP).

Dispositivo fundamental nesse processo de democratização do Sistema Conselhos, o CNP é a instância máxima em que são definidas as diretrizes políticas a serem seguidas nos três anos subsequentes pelos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia.

Em 2025, chegaremos à 12ª edição do CNP, que acontecerá entre 03 e 07 de julho, em Brasília, e terá como tema:

“Psicologia e Democracia: A Pluriversalidade do nosso fazer. Por uma psicologia pluriversa e inclusiva!”

Como etapa fundamental da mobilização da categoria, todas as regiões do país realizam seus Congressos Regionais. No caso do Estado do Rio de Janeiro, o 12º Congresso Regional da Psicologia Unificado - 12º COREPSI-RJ, será realizado entre os dias 21 e 23 de março de 2025, na cidade do Rio de Janeiro. Nesta ocasião, serão discutidas propostas de âmbito regional, a serem executadas pelo próximo plenário do CRP-RJ, e propostas nacionais, a serem remetidas para discussão e deliberação no 12º CNP.

O 12º CNP terá três eixos temáticos de discussão. São eles:

Eixo 01 - Sistema Conselhos de Psicologia: A organização democrática e a participação da categoria na consolidação de um sistema pluriverso e representativo;

Eixo 02 - Interlocução com a sociedade: Articulações das Psicologias brasileiras para a efetivação do Estado Democrático de Direito na perspectiva da interseccionalidade, considerando as vulnerabilidades a partir dos diferentes marcadores sociais, tais como: questões étnico-raciais, socioeconômicas, culturais, geracionais, sexualidade e gênero e das pessoas com deficiência;

Eixo 03 - Exercício Profissional: O trabalho das psicologias na consolidação da democracia com responsabilidade ética, técnica e política, a partir de uma perspectiva pluriversa.

Neste hotsite, você encontra todas as informações sobre as etapas regionais do 12º CNP e também descobre como fazer parte dessa importante mobilização. Confira e participe!

Histórico dos CNPs

O primeiro CNP, realizado em Campos do Jordão (SP) em 1994, nasceu como um processo constituinte que tinha como proposta discutir o Sistema Conselhos e a sua democratização, a profissão da (o) psicóloga (o) e a sua formação.

O II CNP aconteceu em Belo Horizonte (MG) em 1996 – com o tema “O psicólogo vai mostrar a sua cara” – e trazia outras questões que começavam a apontar a necessidade de não apenas de discutir a profissão, mas também a sua relação com a sociedade.

A partir do III CNP, ganhou força a ideia de pensar a Psicologia em sua relação com a sociedade brasileira, bem como a preocupação com a qualidade técnica e o rigor ético da prática da (o) psicóloga (o). Daí surgiu a ideia do “Compromisso Social da Psicologia”.

Em 30 anos de trajetória, o CNP proporcionou avanços reais para a Psicologia, a (o) psicóloga (o) e a sociedade brasileiras, tais como a consolidação da Luta Antimanicomial, a inserção qualificada nas Políticas Públicas, com a criação do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), o processo de regionalização e interiorização da profissão e as diversas resoluções do Conselho Federal de Psicologia que, embasando uma prática ética, contribuíram na construção da garantia de direitos humanos em nosso país.




auto_awesome

notícias