auto_awesome

Noticias






LIVE: “CREPOP, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS” OCORRERÁ NA QUINTA-FEIRA, 10 DE DEZEMBRO, ÀS 18H


Data de Publicação: 9 de dezembro de 2020


Evento digital compõe o V Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas e XI Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos

WhatsApp Image 2020-12-04 at 17.39.18O CRP-RJ, por meio das Comissões Regionais de Psicologia e Políticas Públicas e de Direitos Humanos, está realizando o V Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas e XI Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos, com o tema “Psicologia nas Políticas Públicas e Direitos Humanos: conjuntura atual e desafios da prática profissional”.

A live organizada para o dia 10 de dezembro, próxima quinta-feira, às 18h terá o tema “Crepop, Políticas Públicas e Direitos Humanos”.

O evento digital que encerrará este Seminário tem o objetivo de apresentar o Crepop – Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas – e o contexto social e histórico da Psicologia brasileira que favoreceu sua criação. De que forma a inserção marcante da Psicologia nas políticas públicas promoveu (e ainda promove) um ambiente propício e necessário para que se construíssem referenciais de atuação profissional, fundamentalmente pautados pela própria experiência dos profissionais.

As (os) convidadas (os) para o debate, Roberta Brasilino, assessora técnica do Crepop do CRP-RJ, e Ematuir Sousa, da Comissão de Direitos Humanos do CFP, falarão sobre a criação e o papel do Crepop, tanto no âmbito das políticas públicas quanto na atuação psi pautada nos direitos humanos.

Segundo Brasilino, “O Crepop, criado no inicio dos anos 2000 pelo Sistema Conselhos de Psicologia, é um centro de produção de referencias técnicas para a prática psi em políticas públicas. Sua criação está diretamente ligada a um momento histórico recente no pais em que a inserção da Psicologia nas políticas públicas ocorreu de maneira mais efetiva, em virtude, inclusive,  do crescimento dos investimentos públicos nessas políticas. O Crepop surge de uma demanda da categoria, que decidiu pela sua criação em Congresso Nacional de Psicologia, e atende não apenas psicólogas, mas também estudantes de Psicologia e gestoras de políticas públicas”.

A metodologia implementada pelo Sistema Conselhos, a partir da criação do Crepop, é única dentre outras profissões, pois produz os referenciais de atuação profissional de forma totalmente democrática e participativa, por meio de pesquisas quantitativas e qualitativas junto às (os) psicólogas (os) que já atuam em determinada política pública, além de incluir a participação da categoria do início ao fim do processo. Neste sentido, o resultado é mais representativo, o que possibilita um material realmente conectado com a prática.

Para Ematuir Sousa, este processo de produção democrática diz muito sobre os principais compromissos da Psicologia, inclusive normatizados no seu Código de Ética. “A indissociabilidade das pautas dos direitos humanos no exercício profissional da psicóloga, em especial no campo das políticas públicas é concreta. Principalmente num país tão desigual quanto diverso, como o Brasil, precisamos debater sobre como as questões da nossa diversidade (gênero, raça, orientação sexual, questões do campo do capacitismo/deficiência) se dão no âmbito das políticas públicas e como a Psicologia pode e deve contribuir”.

Participantes:

Roberta Brasilino (CRP 05/42501) – Assessora Técnica na Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas do CRP-RJ;

Ematuir Teles de Sousa (CRP-12/12502) – Integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia.

Mediação: Céu Cavalcanti (CRP 05/57816) – Conselheira e coordenadora da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ.

 

 

 

 



WhatsApp-Image-2020-12-04-at-17.39.18-300x300.jpeg