Evento faz parte da Campanha 16 dias de ativismo pelo fim das violências contra as mulheres
O Conselho Regional de Psicologia realizará nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, às 20h, com transmissão pela página no Facebook (acesse facebook.com/crprj/live) e pela página do Youtube (acesse youtube.com/realcrprj), a live “Um olhar sobre os caminhos possíveis no trabalho com mulheres em situação de violência e autores de violência”.
O evento digital organizado pelo Eixo Psicologia, Gênero e Diversidade Sexual da Comissão Regional de Direitos Humanos – CRDH – em parceria com a Comissão Gestora da Subsede Baixada CRP-RJ, compõe participação na Campanha “16 dias de ativismo pelo fim das violências contra as mulheres”.
O objetivo deste debate é trazer uma reflexão mais aprofundada sobre o que é possível no âmbito da prática psi junto a mulheres que sofreram violência e também junto aos agressores. De que forma a Psicologia pode contribuir para a prevenção da violência de gênero? Quais os desafios enfrentados na prática da Psicologia neste contexto? São algumas das questões que serão discutidas pelas (os) participantes.
Por ser uma categoria composta em sua maioria por mulheres, a Psicologia precisa debater o fato de que incide também sobre as psicólogas o machismo, os desafios da desigualdade do mundo do trabalho e os riscos maiores da violência de gênero nas relações profissionais.
A campanha dos 16 Dias de Ativismo visa sensibilizar e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas em todo o mundo.
Participantes:
Joelma Perrut (CRP 05/22402) – Psicóloga da Secretaria de Assistência Social de Nova Iguaçu; integrante da equipe técnica do Dr. Juiz Octávio Chagas de Araújo Teixeira, responsável pelo Projeto Escola de Homens no Juizado da Violência Doméstica de Nova Iguaçu – TJRJ.
Niedja Barbalho (CRP 05/28427) -Psicóloga no CIAM-Baixada, colaboradora do CRP/RJ, conselheira CMDM/NI representando o CRP-RJ, atuando no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher desde 2009.
Maria Inês Moura Sá (CRP 05/55325) – Psicóloga do CEAM NI; formada pela Universidade Gama Filho; atuando há 3 anos com VD.
Mediação:
Erika Barbosa de Araújo (CRP 05/50040) – Psicóloga na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (Nasf),mestra em Psicologia (UFRRJ), colaboradora na Comissão gestora da Subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ; titular no Conselho Municipal de Saúde em Nova Iguaçu.