Em 1989 foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas o Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais. Em 2009 a designação mudou para Dia Internacional para a Redução de Desastres. E, finalmente, em 2019, foi acrescentado o Risco, chegando ao nome atualmente utilizado: Dia Internacional para a Redução de Riscos e Desastres, que tem o intuito de visibilizar a necessidade dos Estados adotarem políticas preventivas e de redução de danos humanos e materiais, diretamente causados pelos riscos e as ocorrência de desastres naturais.
Esta é uma forma de promover uma cultura global de redução dos danos causados por desastres, alertando também sobre como se preparar para reduzir estes riscos, conscientizando sobre a importância da prevenção. Desastres não são imprevisíveis, pois muitas vezes são fruto da negligência e da imprudência.
Políticas de prevenção sejam a acidentes, a saúde ou a desastres, ainda são desafiadoras no Brasil e no mundo. A carência de ações preventivas não é exclusividade dos fenômenos naturais. Por isso, toda estratégia de trazer visibilidade a essa questão tão fundamental é importante para refletir, debater e objetivamente construir práticas que promovam maior segurança às pessoas e às comunidades.
O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro contribui para a produção de conhecimento e compartilhamento de práticas psi no âmbito da gestão de riscos de emergências e desastres, por meio da Comissão Regional Especial de Emergências e Desastres. Além disso, o Sistema Conselhos de Psicologia está finalizando, por meio do CREPOP, a produção da Referência Técnica para Atuação da (o) Psicóloga (o) na Gestão Integral de Riscos, Emergências e Desastres, que trará diretrizes de trabalho para as (os) profissionais da Psicologia que atuam nestas políticas públicas.
A Psicologia é cada vez mais requisitada nas políticas de redução de riscos a desastres, bem como na gestão integral de emergências, objetivando a promoção da saúde mental das pessoas atingidas durante e no pós desastres. Entretanto, há, ainda, muitos desafios para minimizar as ocorrências que afetam tantas vidas.
Por isso, o dia 13 de outubro é dia de luta, acolhimento, enfrentamento e que nos possibilite um trabalho a muitas mãos para tentar dirimir riscos e desastres como os que atingiram diversas regiões de nosso país, relembrando alguns: Morro do Bumba, Brumadinho, Mariana, as queimadas no Mato Grosso e muitos outros que alteram e atingem nossas vidas.
#TodoEsGobernança #DIRRD
Psicologia presente!