O Conselho Regional de Psicologia – CRP-RJ – e o Núcleo ABEP Rio de Janeiro realizarão o Seminário Regional “Formação em Psicologia no Contexto da Pandemia”, no próximo sábado, dia 4 de julho.
O evento virtual pretende debater os diversos desafios e atravessamentos trazidos pela pandemia de Covid-19, ao ensino superior de Psicologia, principalmente referente à realização dos estágios em Psicologia.
Sabemos que neste momento todas (os) têm se reinventado e criado novas práticas e formas para o fazer psi, ampliando o atendimento remoto, prestado com excelência. Entretanto, também é consenso que o ensino remoto, principalmente no campo psi, põe em questão as possibilidades de vivência de diversas complexidades e nuances que envolvem a atuação profissional e a formação.
Para debater todos estes desafios, o Conselho Federal de Psicologia e a ABEP estão ampliando a discussão convidando toda a comunidade acadêmica para pensar colaborativamente estratégias e alternativas.
Reforçando o caráter democrático que permeia todas as ações do Sistema Conselhos de Psicologia e da ABEP, todos os regionais estão realizando seus seminários, que posteriormente seguirão para etapa nacional.
O CRP-RJ e o Núcleo ABEP Rio de Janeiro convidam coordenadoras(es) de curso, docentes, supervisoras(es) e estudantes para construir coletivamente as propostas, nesta etapa regional.
PROGRAMAÇÃO
Data 4 de julho de 2020 (sábado)
09h30 Abertura
10h a 12h30 Início dos trabalhos que serão divididos em 04 grupos (04 salas do google meet) diferentes, de acordo com o segmento:
A) Grupo de Coordenadores de Graduação
B) Grupo de Supervisores/Orientadores de Estágio
C) 2 Grupos de Estudantes
12h30 Intervalo para almoço
13h30 Leitura do relator de cada grupo
14h Plenária ampliada com todos os grupos
17h Finalização do evento
COMO PARTICIPAR
Coordenadores de curso e supervisores/orientadores de estágio:
Coordenadores: número limite de participantes será 2.
Supervisores/orientadores de estágio por IES: número máximo de participantes será 7.
Os coordenadores de curso devem escolher democraticamente com os supervisores/orientadores de estágio, quem participará do evento e preencher o formulário de inscrição, até o dia 3 de julho (sexta-feira), com os dados de todos.
Estudantes:
O número máximo será de 14 estudantes por IES.
Os estudantes participantes deverão ser escolhidos pelos Centros Acadêmicos ou, quando não houver, preferencialmente de modo coletivo pelos próprios estudantes.
Um dos estudantes deverá cadastrar a todos no formulário de inscrição, até o dia 3 de julho (sexta-feira).
Os coordenadores dos cursos também podem compartilhar com os estudantes, as informações deste evento.
Todos (coordenadores, supervisores, orientadores de estágio e estudantes) que estiverem com seus nomes registrados nos links informados acima, receberão um email com as orientações para participação do evento.
Observação: a limitação no número de participantes se deve a questões de capacidade técnica do ambiente virtual. Esta divisão por IES busca o equilíbrio na representatividade.
QUESTÕES DISPARADORAS PARA O DEBATE
- Questões disparadoras para reuniões com coordenadores/as de curso:
– Quais os impactos da Portaria 544/2020 na organização das atividades práticas e estágios em desenvolvimento no seu curso?
– Quais as reais possibilidades e impossibilidades de realização de práticas e estágios por meio remoto, neste contexto da pandemia?
– Como tais práticas e estágios se articulam com a proposta curricular em execução no curso?
– Em que medida tais práticas e estágios contemplam a diversidade das ênfases curriculares do projeto de curso?
– Quais as condições de acessibilidade de sua comunidade acadêmica?
– Quais as condições de trabalho remoto de seu corpo docente?
– Quais as iniciativas da instituição para garantia dessas condições?
– Quais os riscos para docentes e alunos da suspensão de todas as práticas e estágios no presente ano?
- Questões disparadoras para reuniões com Orientadoras/es e Supervisoras/es:
– Quais os impactos da Portaria 544/2020 na organização das atividades práticas e estágios em desenvolvimento no seu curso?
– Que balanço você faz dos ganhos e das perdas (possibilidades e limites) na adaptação para oferta emergencial remota do estágio que oferece?
– Quais as condições de trabalho remoto para a/o supervisora/supervisor e orientadoras/es realizarem o seu trabalho nesse novo contexto?
– Que suporte a instituição tem oferecido para a mudança no modo de oferta do curso e como elas impactam as atividades práticas e de estágio?
– Como você avalia possíveis demandas de alunos de que sejam oferecidas oportunidades de estágio on line?
– Quais os riscos para docentes e alunos da suspensão de todas as práticas e estágios no presente ano?
- Questões disparadoras para reuniões com Estudantes:
– Como você se posiciona sobre a possibilidade de que práticas e estágios profissionais passem a ser, pelo menos em parte, oferecidos na modalidade on line?
– Você considera que tais práticas e estágios on line asseguram a formação de qualidade que se espera para a sua futura inserção profissional?
– Em que medida você dispõe ou a instituição oferece as condições de acessibilidade para práticas on line?
– Em que campo de atuação você está inserido ou estaria inserido para realizar o estágio? Tal campo impõe algum limite ou dificuldade para a mudança dos estágios para o modo on line?
Para ver o vídeo produzido pelo CFP e pela ABEP “ESTÁGIOS EM TEMPO DE PANDEMIA”, clique aqui.
Para ler as orientações da ABEP e do CFP sobre estágio em Psicologia, durante a pandemia, clique aqui.
Para ler as orientações sobre o Seminário Formação em Psicologia no Contexto da Pandemia do Covid-19: Impactos da Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, referente à flexibilização das práticas e estágios, clique aqui.