A Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP) promoveu, no dia 25 de janeiro, na sede do CRP-RJ, no Centro do Rio, a primeira reunião do ano com representantes nos espaços de Controle Social.
Conduzida pelo conselheiro do CRP-RJ e integrante da CRPPP, Alexandre Vasilenskas Gil (CRP 05/30741), a reunião contou com a presença de representes do CRP-RJ em diversos conselhos municipais do estado do Rio nos campos da Saúde, Assistência Social, Direitos da Mulher, do Idoso e da População LGBTI, entre outros.
Durante o encontro, foi definido que as (os) representantes nesses espaços de Controle Social estarão ligadas (os) a uma comissão, eixo ou núcleo do CRP-RJ, enquanto que as (os) representações em municípios do interior do estado estarão ligadas (os) às Comissões Gestoras das subsedes.
Também durante a reunião, foi estabelecido que esses encontros acontecerão trimestralmente na sede do CRP-RJ e, ainda, que será criado um sistema de formação e capacitação contínua desses representantes do Conselho no Controle Social.
“Foi um momento importante de reativação desse espaço de trocas entre as representações do CRP-RJ no Controle Social. Esses conselhos da sociedade civil são estratégicos para impedir o desmantelamento de políticas públicas vitais para a categoria e para a população em geral”, avalia o conselheiro Alexandre Vasilenskas.
O CRP-RJ possui representações em mais de 30 em Conselhos Municipais, Estaduais, Fóruns e Comitês de Gestão Participativa em todo o estado do Rio (o chamado Controle Social). É através dessas representações que o CRP-RJ atua diretamente na construção, fiscalização e articulação das diversas políticas onde as (os) profissionais psi estão inseridas (os), desde debates sobre as condições de trabalho bem como sobre a qualidade dos serviços oferecidos à população.