Conselheiras (os) do CRP-RJ estiveram reunidas (os), no dia 7 de janeiro, na sede do Conselho, no Centro do Rio, para debater e definir uma agenda estratégica de ações para o ano de 2020 no campo da saúde.
No início do encontro, foi feita uma análise e um breve mapeamento da situação atual da Saúde e da Saúde Mental no estado do Rio. Em seguida, foram definidas as ações prioritárias do CRP-RJ para este ano, tanto no campo das políticas de Saúde, Saúde Mental e Álcool e Outras Drogas, como também no campo da Psicologia Clínica e sua interface com a Saúde Suplementar.
Estiveram presentes o conselheiro-presidente do CRP-RJ, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077), a conselheira-coordenadora da Comissão de Psicologia Clínica, Júlia Horta Nasser (CRP 05/33796), e o conselheiro-integrante da Comissão Regional de Psicologia e Políticas Públicas (CRPPP), Alexandre Vasilenskas Gil (CRP 05/30741).
Também marcaram presença o conselheiro-coordenador do Núcleo de Saúde da CRPPP, Thiago Melício (CRP 05/35915), a conselheira-coordenadora do Eixo de Política de Álcool e Outras Drogas da Comissão de Direitos Humanos, Victoria Gutiérrez (CRP 05/20157), o conselheiro-coordenador do Núcleo de Saúde Mental da CRPPP, Rodrigo Echebarrena (CRP 05/28408), e o conselheiro-coordenador da Coordenadoria Técnica, Alexandre Trzan (CRP 05/35809).
Para o conselheiro-presidente do CRP-RJ, “a saúde, que se constrói como direito de cidadania e dever do Estado, é efeito da gestão de políticas sociais e econômicas. A construção de uma agenda de ações contribui para que o CRP-RJ siga exercendo de forma efetiva sua função social comprometida com os princípios éticos e com a defesa incondicional dos direitos da população”.