O CRP-RJ participou, no dia 2 de dezembro, de uma fiscalização conjunta no Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para apurar denúncias de violações de direitos no hospital. Articulada pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), a diligência contou com a participação também de representantes da OAB-RJ, do Conselho Regional de Serviço Social e do Sindicado de Nutricionistas do Rio de Janeiro.
As denúncias recebidas estão relacionadas ao quadro reduzido de funcionários, à falta de medicamentos e a casos de assédio moral e desassistência a pacientes, entre outras questões. Durante a fiscalização, foi confirmado, pela direção da unidade, o déficit de recursos humanos, o contingenciamento do atendimento da emergência para casos mais graves e a necessidade de transferência de pacientes em tratamento oncológico para outras unidades federais.
No dia 20 de novembro, o CNDH já havia oficiado o Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) e o Ministério da Saúde, solicitando agenda para tratar das denúncias, mas, até o momento, não obteve resposta aos ofícios.
Conforme destaca Thiago Melício (CRP 05/35915), conselheiro do CRP-RJ que participou da diligência, “os serviços de saúde, em todos os seus níveis de atenção, têm enfrentado uma grave crise orçamentária, com atraso de salários e déficit de profissionais. O cenário vem se agravando nos últimos anos, uma vez que as gestões federal, estadual e municipais não têm empreendido os esforços necessários para a melhoria desse quadro”.
“Os problemas observados no Hospital Federal de Bonsucesso, que é uma das importantes referências da rede, é um exemplo desse processo. Por isso a importância de o CRP-RJ, junto às demais instituições cabíveis, exercer seu papel no Controle Social. São em ações coletivas, democráticas e de direito que iremos seguir lutando para melhores condições ao SUS”, argumenta.
Com informações da Assessoria de Comunicação do CNDH.