Confira as mais recentes referências técnicas lançadas pelo Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP). Atuação de psicólogas (os) em varas de família, nos serviços hospitalares do SUS e na Atenção Básica à saúde são os temas das novas publicações desse importante dispositivo do Sistema Conselhos de Psicologia.
As “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) em Varas de Família” foram lançadas originalmente em 2010, mas passaram por um processo de revisão e atualização, especialmente no que tange aos marcos legais dessa política pública e à abordagem de temais atuais, como mediação de conflitos, depoimento especial e alienação parental, entre outros.
As “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) nos Serviços Hospitalares do SUS” trazem contribuições das práticas psicológicas no âmbito hospitalar, chamando a atenção para o fato de que a dimensão subjetiva e de saúde mental das pessoas assistidas em hospitais é um aspecto imprescindível durante o tratamento.
As “Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas (os) na Atenção Básica à Saúde” demarcam o espaço de atuação da Psicologia na área, demonstrando a relevância das contribuições das práticas psicológicas nos serviços específicos e ancorando o fazer profissional com os princípios do SUS.
As referências técnicas do CREPOP são um instrumento do Sistema Conselhos para regular o exercício da (o) profissional de Psicologia. Assim, o Sistema Conselhos amplia não apenas o diálogo com a categoria como também fortalece seu papel como instância reguladora do exercício profissional.
Todas as referências técnicas lançadas pelo CREPOP encontram-se disponíveis para download e visualização gratuitos no site do CRP-RJ clicando aqui.