
Conselheira do CRP-RJ (ao microfone) na audiência pública
O CRP-RJ marcou presença, no dia 10 de outubro, na Câmara Municipal de Petrópolis, na audiência pública “A Política de Saúde Mental em Relação à Depressão e ao Suicídio no Município”, convocada pelo vereador Silmar Fortes, presidente da Comissão de Defesa da Saúde de Petrópolis.
Com participação da conselheira-coordenadora da Comissão Gestora do CRP-RJ na Região Serrana, Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157), a audiência pública contou, ainda, com a presença de vereadores, integrantes da Secretaria Municipal de Saúde, coordenadores, profissionais e usuários dos equipamentos de Saúde Mental de Petrópolis.
Em seu momento de fala, a conselheira do CRP-RJ destacou a importância da vitória da atual gestão do CRP-RJ sobre os segmentos conservadores e fundamentalistas da Psicologia. Em seguida, a psicóloga defendeu um conceito ampliado de Saúde Mental, que, segundo ela, “está para além de tratamentos e equipamentos públicos”.
Conforme ressaltou, “saúde mental é convivência, é trabalho, é acesso à educação, é entretenimento. Por isso, temos de ter cuidado, como psicólogos, para não sermos profissionais de exclusão, que atuam a partir de diagnósticos e rótulos”.
Durante a plenária, foi apresentado o trabalho desenvolvido pelo Fórum de Saúde Mental, composto por trabalhadores dos equipamentos do município e divulgada a data da próxima reunião do coletivo: 11 de dezembro de 2019, às 9h, na Casa dos Conselhos de Petrópolis.
Ainda durante a audiência, foi deliberada a criação de uma Comissão de Saúde Mental da Câmara, a ser integrada por diversos atores e cuja primeira reunião aconteceu no dia 22 de outubro, no Centro de Saúde de Petrópolis.