O CRP-RJ apoia a mobilização internacional pela prevenção ao câncer de mama, um dos tipos de câncer que mais mata mulheres no Brasil e no mundo, figurando como uma grave questão de saúde pública. Segundo projeções do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), são estimados, somente para este ano, 59.700 novos casos da doença em nosso país.
Vale lembrar, porém, que o câncer de mama tem cura e ações de prevenção podem diminuir ou mesmo eliminar a possibilidade de ocorrência da doença ao longo da vida. Por isso, é fundamental que as mulheres fiquem atentas ao seu corpo e procurem imediatamente um serviço de saúde caso observem algum sintoma, tais como nódulo (geralmente endurecido, fixo e indolor), pele da mama avermelhada ou semelhante à casca de laranja, alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Entre 50 e 69 anos, as mulheres devem realizar, a cada dois anos, o exame da mamografia de rastreamento. A detecção precoce identifica o tumor em fase inicial, amplia as possibilidades de um tratamento exitoso e aumenta as chances de sobrevivência para as mulheres em comparação a casos em que o diagnóstico acontece em estágio avançado. Importante ressaltar que tanto o diagnóstico quanto o tratamento para o câncer de mama são oferecidos gratuitamente pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O câncer de mama deixa sua portadora, familiares e amigos em uma situação de fragilidade e vulnerabilidade. Por isso, a Psicologia é diretamente convocada a atuar no processo de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, acolhendo a mulher e sua família em uma abordagem humanizada que respeite suas singularidades e direitos.
O CRP-RJ reforça o seu apoio a essa campanha e reitera a importância da atuação das (os) psicólogas (os) na prevenção e no processo de acompanhamento psicológico das mulheres acometidas pela doença e de seus familiares.
Participe você também: essa mobilização é de todas (os) nós!