auto_awesome

Noticias






UNISUAM de Bonsucesso recebe 1º Pré-Congresso da Zona Norte do Rio de Janeiro


Data de Publicação: 11 de março de 2019


bonsucesso 2

Mesa de debates sobre Laicidade antecedeu o Pré-Congresso

A UNISUAM de Bonsucesso foi placo, no dia 15 de fevereiro, do primeiro Pré-Congresso Regional de Psicologia da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. O encontro teve início com uma mesa de debates sobre o tema “Laicidade e Direitos Humanos”.

Com mediação de José Henrique Lobato Vianna (CRP 05/18767), psicólogo clínico, conselheiro-coordenador do Eixo de Laicidade da Comissão de Direitos Humanos do CRP-RJ e professor da Universidade Santa Úrsula, o debate teve participação dos psicólogos Rebecca Ferreira Lobo Andrade (CRP 05/50613), teóloga pela Unibennett, especialista em Ciências da Religião pela FSBRJ e mestre em Ciências da Religião pela UMESP, e Anderson Nunes Pinto (CRP 05/25429), doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/UFRJ e psicólogo do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ.

Rebecca Andrade falou sobre as interfaces entre religião, laicidade e a mulher. “Vou trabalhar com o público feminino que, por si só, já sofre de violências relacionadas ao seu gênero. Gênero é um termo em disputa. Este pode ser usado para legitimar representações, manter objetificações e construir socializações que compõem os indivíduos em espaços sociais. Trata-se de um termo relacional, que agrega classe, raça, etnias e sexualidades a fim de manter hierarquia sexual”, afirmou.

bonsucesso 1

Delegação eleita em Bonsucesso

“Nesse meio, o sistema religioso não se isola, mas está em contato com outros sistemas culturais que refletem essa hierarquia. Então, há uma introjeção de estereotípicos de gênero, com a submissão, o estupro e a violência doméstica, sendo essas duas últimas fruto da marginalização da mulher dentro do espaço de fé”, apontou ela, acrescentando que “as relações de poder que se encontram no mundo secular afetam diretamente a relação de mulheres com a religião. O gênero afeta na produção de conhecimento sobre religião. Essa população, classicamente, nos estudos são as que mais sofrem quanto ao direito a saúde pública. Há uma invisibilidade de sua saúde mental e isso provoca violências a mais aquelas que estas já sofrem”.

Já Anderson Nunes iniciou sua fala abordando a importância do princípio da Laicidade do Estado brasileiro e explicando conceitos como secularismo, neutralidade e tolerância. Ele enfatizou a importância do exercício da tolerância a todas as crenças / não-crenças religiosas, associando o conceito de tolerância à permissão, à coexistência e ao respeito”.

Após as falas da mesa, teve início o Pré-Congresso, com a instalação da mesa diretora, a leitura e aprovação do Regimento Interno do evento. Na sequência, foram apresentadas 12 propostas, três delas aprovadas na íntegra, oito com modificações e uma suprimida. Ao final, houve a eleição de delegados para o Congresso Regional da Psicologia do Rio de Janeiro (COREP), que acontecerá entre 5 e 7 de abril. Foram eleitas (os) três psicólogas (os) e um suplente, além de um delegado estudante e outro suplente.

 



bonsucesso-1.jpg
bonsucesso-2.jpg