No dia 18 de maio de 1973, um crime bárbaro, ocorrido em Vitória (ES), chocou o Brasil. Uma menina de oito anos chamada Araceli foi sequestrada, drogada, estuprada e morta por um grupo de jovens de classe média alta. Seu corpo foi encontrado carbonizado dias depois do desaparecimento. Apesar da natureza hedionda desse crime, seus responsáveis ainda hoje seguem impunes.
É para lembrar a importância de mobilizar e conscientizar toda a sociedade e os órgãos públicos para que crimes como esse não se repitam que o dia 18 de maio foi instituído, pela Lei nº 9970/2000, como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes ainda são uma triste realidade em nosso país. Segundo dados do Disque Denúncia, meninas de 8 a 14 anos de idade as vítimas mais frequentes desse tipo de crime, cuja ocorrência é favorecida por fatores de vulnerabilidade como pobreza extrema e questões ligadas à raça, gênero e etnia.
Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Mobilize-se, denuncie! Basta ligar para o Disque – Denúncia (digite 100): a ligação é gratuita, a denúncia é anônima!