O Coletivo Rio de Janeiro Memória Verdade Justiça, a Campanha OcupaDops, a Equipe Clínico-Política RJ e o Grupo de Filhos e Netos por Memória Verdade e Justiça convidam para o evento “ArteMemóriaPolítica”, que acontecerá na próxima 5ª feira, das 17h às 20h30min, no Catete, Zona Sul do Rio.
A programação será composta por lançamentos de livro e sites, exibição de filme e debate. O evento é gratuito e aberto à participação de todas (os). Não há necessidade de inscrição prévia para participar.
O evento acontecerá no Auditório Apolônio de Carvalho, 2º andar, do Museu da República, localizado na Rua do Catete, nº 153 – Catete, Rio de Janeiro.
Confira abaixo a programação completa e agende-se para participar!
17h – ABERTURA
Lançamento e apresentação:
– Revista virtual ARTEMEMÓRIA, por Lara Norgaard
Sobre a publicação: Revista online de arte em língua inglesa que aproxima a relação entre arte e memória da ditadura no Brasil. Esses são os fundamentos da revista Artememoria: a necessidade de memória coletiva sobre a violência do Estado e uma apreciação do poder da arte na construção dessa memória. Publica arte original, entrevistas, resenhas críticas e mais – em formato digital, de livre acesso, sem fins lucrativos.
– Publicação LAMPEJOS, por Clara Figueiredo
Sobre: Publicação das principais intervenções e trabalhos de coletivos, artistas e militantes que se dedicaram a esta luta nos últimos anos, quando ocorreu uma espécie de nova onda na luta por Memória, Verdade, Justiça. Re-batismos populares, intervenções estéticas urbanas, escrachos, esquetes e peças teatrais, charges, desenhos e pinturas sobre a ditadura e seu legado. Cartunistas, pintores, estudantes e fotógrafos que com seus corpos, vozes e criatividade denunciam os horrores perpetrados pelo Estado brasileiro.
– Site das CLINICAS DO TESTEMUNHO, Tania Kolker e Fabio Campos
Sobre o site: Ferramenta de divulgação das lutas pela continuação do Projeto Clínicas do Testemunho e dos trabalhos realizados no âmbito desse projeto, desenvolvido entre 2013 e 2017 por meio de convênio entre a Comissão de Anistia/MJ e entidades da sociedade civil do RJ, RS, SC e SP, para a reparação psíquica dos afetados pela ditadura civil-militar
Mediação: Paulo Cesar Ribeiro
18h30min – EXIBIÇÃO DO MÉDIA-METRAGEM “DESTEMPOS”, dirigdo por Dário Gularte
Sobre o filme: Testemunho como prática poética é um documentário-manifesto do encontro entre arte, clínica e política. Pessoas afetadas pela violência do Estado em processo de construção de seus próprios testemunhos, do efeito em seus corpos, não apenas como denúncia, mas também uma enunciação criadora. O filme aborda práticas agenciadoras de subjetividades, tornando público os arquivos privados, quebrando barreiras de silêncio e potencializando a luta por Verdade, Memória e Justiça. Produzido no escopo do convênio entre a Comissão de Anistia e o Núcleo RJ/ISER do Projeto Clínicas do Testemunho.
19h15 – DEBATE com de Anita Sobar (curadora), Dario Gularte (cineasta), Lara Norgaard, Clara Figueiredo e Tania Kolker.
Mediação: Vera Vital Brasil