Programe-se para participar do evento mais próximo!
Debater, de forma coletiva e transversalizada, o trabalho de psicólogas (os) na Socioeducação e formular propostas para fundamentar diretrizes técnicas e éticas para a atuação psi na área. Esse é o objetivo da I Conferência: Trabalho da Psicologia na Socioeducação (meio aberto e fechado), que acontecerá no dia 16 de agosto, no Rio de Janeiro, e será precedida por seis encontros regionais que ocorrerão entre maio e agosto em diversos municípios do estado.
Uma iniciativa conjunta do Eixo de Psicologia e Socioeducação da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ e do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), esse ciclo de debates terá formato de conferência. Com isso, cada encontro funcionará da seguinte forma: haverá uma mesa de debates inicial composta por pesquisadores e/ou trabalhadores da Socioeducação; em seguida, as (os) participantes serão divididos em grupos de trabalho para discutir e votar propostas de acordo com os três eixos temáticos abaixo:
Eixo I – Papel das (os) psicólogas (os) no Sistema Socioeducativo
Eixo II – Produção de documentos
Eixo III – Direitos Humanos / Temas transversais
Todas as propostas aprovadas nos encontros regionais serão sistematizadas e encaminhadas para votação na I Conferência. Já as propostas aprovadas, nesse encontro final, serão enviadas ao Grupo de Trabalho Nacional “Atuação da Psicologia no Contexto das Medidas Socioeducativas”, composto por representantes do Sistema Conselhos de Psicologia, contribuindo para a construção de documento nacional de referências e diretrizes técnicas e ética para atuação psi no acompanhamento de adolescente na execução das medidas socioeducativas no meio aberto e fechado.
Por isso, a participação do maior número de profissionais é fundamental para enriquecer o debate e fortalecer essa mobilização. Confira abaixo a agenda de eventos e programe-se para participar do encontro mais próximo!
Atenção! Os eventos são gratuitos e abertos à participação de todas (os) as (os) psicólogas (os). Não há necessidade de inscrição prévia para participar.
Em caso de dúvidas, envie e-mail para [email protected].
AGENDA
Data: 10 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Escola de Gestão Socioeducativa
Endereço: Estrada das Canárias, nº 569, Portão B – Ilha do Governador, Rio de Janeiro
Data: 24 de maio
Horário: 9h às 17h
Local: Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense
Endereço: Rua Sebastião Herculano de Mattos, nº 41 – Centro, Nova Iguaçu
Data: 7 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: CRAS Alziro Gibran Simões
Endereço: Rua Ceci, nº 143 – Itacuruçá
Data: 21 de junho
Horário: 9h às 17h
Local: Universidade Estácio de Sá
Endereço: Av. Vinte e Oito de Marco, nº 423 – Centro, Campos dos Goytacazes
Data: 5 de julho
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO / Salas 305 a 307 do prédio George Afif Fará
Endereço: Av. Alberto Tôrres, nº 111 – Alto, Teresópolis
Data: 19 de julho
Horário: 9h às 17h
Local: Centro Cultural Fundação CSN
Endereço: Rua Vinte e Um, nº 402 – Vila Santa Cecília, Volta Redonda
Data: 16 de agosto
Horário: 9h às 17h
Mais informações em breve