auto_awesome

Noticias






CRP-RJ presente no Fórum Social Mundial em Salvador


Data de Publicação: 20 de março de 2018


O evento teve como tema “Resistir é criar, Resistir é transformar!”.

O CRP-RJ marcou presença na 13ª edição do Fórum Social Mundial (FSM), que aconteceu entre os dias 13 e 17 de março na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, sendo representado pela sua conselheira-presidente, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), e pela vice-presidente, Roseli Goffman (CRP 05/2499).

A diversidade, a resistência e a luta por igualdade e justiça social deram a tônica a essa edição do evento, que teve como tema “Resistir é criar, Resistir é transformar!” e reuniu mais de 60 mil participantes de 120 países. Além do público recorde, cerca de 1500 coletivos, organizações e entidades – brasileiras e de diversas partes do planeta –, estiveram presentes nas mais de 1300 atividades inscritas.

fsm salvadorDurante os quatro dias do evento, diferentes povos, culturas e movimentos sociais encontraram-se nas ruas da capital baiana para dialogar e debater estratégias e alternativas de enfrentamento às políticas neoliberais – que provocam perda de direitos sociais e empobrecimento – e ao genocídio das populações minorizadas e vulnerabilizadas.

O Conselho Federal de Psicologia também esteve presente, organizando duas tendas onde foram promovidos importantes debates relacionados à prática da Psicologia. A primeira tenda, denominada Marcus Vinícius, prestou homenagem a esse combativo psicólogo, brutalmente assassinado em fevereiro de 2016 na Bahia em circunstâncias ainda não esclarecidas. A outra tenda recebeu o nome de Direitos Humanos. Em ambos os espaços, foram discutidos Direitos Humanos e a prática da Psicologia, violência de Estado e violência no campo, Psicologia e Emergências e Desastres, Saúde Mental e Luta Antimanicomial, Políticas Públicas, entre outros.

Em entrevista concedida ao CFP – e transmitida ao vivo pela página da entidade no Facebook –, a conselheira-presidente do CRP-RJ, Diva Conde, destacou que “o Fórum Social Mundial é o espaço onde as vozes de todos os grupos sociais devem estar presentes”. “Então, a Psicologia também tem de estar presente”, acrescentou.

Clique aqui para ver as íntegra da entrevista.

Ato-Marielle-FSM

Fonte da Imagem: Site do CFP

Marielle, presente! Anderson, presente!

Na manhã do dia 15 de março, todos os participantes do evento estiveram mobilizados, em debates e atos públicos, em razão do assassinato da vereadora do Rio, Marielle Franco, e de seu motorista, Anderson Gomes, na noite do dia anterior. Um clamor geral por paz e justiça foi ouvido nas ruas de Salvador.

Documentário sobre intervenção militar no Rio

Também no dia 15, foi lançado o documentário “Intervenção na cidade: militarização do medo”, produzido pelo CFP, com apoio do CRP-RJ, e que tem como objetivo problematizar os efeitos da intervenção militar no Rio através dos olhares de 12 psicólogas (os). Participam do documentário as (os) conselheiras (os) do CRP-RJ, Diva Conde, Rita Louzada e Thiago Melício, além do presidente do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro, Marinaldo Santos, e da diretora do SINDPSI-RJ Janne Calhau. Também concederam depoimentos para o vídeo Francisco Portugal, Luciene Naiff, Cláudia Henschel, Roberta Brasilino, Ana Cláudia Monteiro, Cristina Rauter e Pedro Paulo Bicalho.

Clique aqui para assistir ao documentário.

Sobre o FSM

O Fórum Social Mundial é um evento que mobiliza a participação de entidades e movimentos sociais de diversas partes do mundo com o objetivo de pensar alternativas para a transformação social global. O FSM se contrapõe o Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que, desde 1971, reúne os principais líderes políticos, chefes de Estado e empresários do planeta para debater a implementação de políticas neoliberais.

 



Ato-Marielle-FSM-1024x680.jpg
fsm-salvador.jpg