Foi realizada, na manhã de 26 de fevereiro na Subsede do CRP-RJ em Campos dos Goytacazes, uma das reuniões preparatórias para o processo de revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia.
Promovido pela Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – Núcleo Rio, em parceria com o CRP-RJ, o debate contou com a presença de estudantes, psicólogas (os), professoras (es) e coordenadoras (es) de cursos, representando as diversas instituições de ensino superior situadas no Norte e Noroeste Fluminense.
O debate foi bastante rico e evidenciou a importância e a necessidade de se formar profissionais críticos, mais comprometidos ética e politicamente com os princípios fundamentais que regem a profissão de psicólogo. A defesa pela laicidade da/na profissão também foi abordada como sendo de fundamental relevância na atualidade.
Ao final da reunião, foram construídas dez sugestões, que serão reavaliadas no Encontro Regional para a Revisão das Diretrizes, que acontecerá em São Paulo em abril. Entre as propostas, estão: uma formação generalista, que possa explicitar a pluralidade e a diversidade da Psicologia como ciência e profissão; maior incentivo à extensão acadêmica, enfatizando seu caráter dialógico com a sociedade; e novas metodologias de ensino-aprendizagem possam ser incorporadas à formação.