O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro corrobora novamente o alerta público feito pelo Conselho Federal de Psicologia em outubro deste ano a respeito da comercialização de Pranchas de Rorschach sem comprovação científica e sem aprovação do CFP. Esse alerta foi emitido após análise criteriosa da Comissão Consultiva em Avaliação Psicológica do CFP de denúncias de que estariam sendo comercializadas, no Brasil, pranchas do Método de Rorschach diferentes da impressão original.
Vale destacar que a qualidade gráfica dos cartões de Rorschach é fundamental para garantir as evidências de validade, a eficiência do processo de avaliação psicológica e a fidedignidade dos resultados obtidos. A identificação dos cartões pode ser verificada em seu verso, onde consta o nome da editora autorizada (Editora Hogrefe) e também o local de fabricação.
Por isso, as (os) psicólogas (os) devem fazer uso somente das pranchas do Rorschach empregadas nas pesquisas brasileiras e aprovadas pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi), evitando, assim, incorrer em falta ético-disciplinar.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP-RJ pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2139-5400. O atendimento telefônico acontece de 2ª a 4ª, das 9h30min às 13h, e 5ª, das 13h30min às 17h.