É com grande pesar que o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro comunica o falecimento da psicóloga Luciana Affonso Gonçalves no último sábado, dia 2 de dezembro.
Psicanalista membro do Corpo Freudiano Escola de Psicanálise do Rio de Janeiro, Luciana era doutora e pós-doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora do Instituto Superior de Ensino do CENSA (IseCENSA), em Campos dos Goytacazes.
Entre 2013 e 2014, foi conselheira do CRP-RJ durante a gestão do XIV Plenário, tendo integrado as Comissões de Educação (COMPSIEDUC), Direitos Humanos (CRDH) e de Regionalização e Descentralização (CIRD).
Apesar de sua morte precoce, Luciana teve uma trajetória profissional inspiradora, marcada pelo seu inesgotável compromisso com a defesa da vida e das singularidades e com uma prática profissional implicada com a transformação social.
Nesse momento de profunda tristeza e pesar, o CRP-RJ se une à dor de familiares e amigos pela memória dessa combativa psicóloga que, com brilhantismo e alegria, deixou sua marca na história da Psicologia fluminense.
Luciana Affonso Gonçalves faleceu aos 59 anos, vítima de câncer. A psicóloga deixou uma filha.