No dia 6 de junho, quinta-feira, das 8h30min às 17h, o CRP-RJ, por meio da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnicos Raciais, realizará o evento “Psicologia na Contra-Colonialidade no Norte-Noroeste Fluminense”.
O encontro será também um evento preparatório para o 12º Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, que ocorrerá em 2025.
A atividade ocorrerá na UNIVERSO, localizada na Avenida Vinte e Oito de Março, 856 – Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes. Haverá transmissão ao vivo no YouTube e Facebook do CRP-RJ. O evento é gratuito, terá intérprete de libras e certificado de participação.
Para se inscrever basta acessar o link: https://forms.gle/Y6edsKQEeo7MEpPt6
Confira a programação abaixo:
8h30min – Abertura do Credenciamento
9h – Mesa de Abertura Institucional
Viviane Martins (CRP 05/32170), vice-presidenta, colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-Raciais do CRP-RJ, psicóloga no SUAS por mais de 20 anos, especialização em gênero e sexualidade/UERJ, coordenadora de Programa e Projetos do Instituto ObservaSUAS.
Viviane Oliveira, coordenadora de curso de Psicologia da UNIFESO.
Yvanna Brito (CRP 05/66298), psicóloga formada pela Universidade Veiga de Almeida, pós-graduanda em terapia cognitivo-comportamental, colaboradora da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico Raciais, Comissão de Instrução e Comissão Gestora da Subsede Baixada Fluminense do CRP-RJ.
Mykaella Moreira dos Anjos, graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, extensionista do projeto “Psicologia e Justiça: Construção de Outros Processos”. É colaboradora da Comissão Especial de Eventos do CRP-RJ.
Carla Meireles (CRP 05/42300), coordenadora da Comissão Gestora Norte-Noroeste.
9h30min – Mesa de abertura – A Psicologia na Contra-Colonialidade
Diego Henrique Santos graduado em Psicologia pela UFF/Campos, mestre em filosofia na linha gênero, raça e colonialidade pela UFRJ , doutorando em filosofia pela UERJ, pós-graduado em história da África e da Diáspora Atlântica pelo IPN/RJ. Também é licenciando em física pela UENF, pesquisador, pesquisador do Laboratório X Encruzilhadas Filosóficas, membra da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), coordenador pedagógico em educação escolar quilombola, educação das relações étnico-raciais e educação para a diversidade da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct) de Campo dos Goytacazes. Além disso, tem experiência com projetos sociais com povos indígenas, quilombolas e camponeses e na área de Psicologia, filosofia e educação com ênfase em filosofia do direito, filosofia política e políticas públicas.
10h30min – Mesa 01 – Racismo institucional e saúde mental
Cláudia Ferreira (CRP 02/19503), psicóloga, mestra e doutoranda em políticas públicas e formação humana pela UERJ, integrante da ANPSINEP-RJ e da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico Raciais do CRP-RJ.
Erica Francisco Barreto, advogada, pós-graduanda em direito público, presidenta do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, idealizadora do coletivo mulheres negras do direito – Esperança Garcia, vice-presidente da comissão de igualdade racial da 12ª subseção da OAB – Campos.
Luciene Lacerda (CRP 05/09715), graduada em Psicologia, doutoranda em educação, mestre em saúde coletiva, especialização em educação para a área de saúde e foi coordenadora do curso “Política Integral de Saúde da População Negra” de 180 horas na UFRJ. Possui especialização em saúde do trabalhador e ecologia humana pelo centro de estudos em saúde do trabalhador e ecologia humana da Fundação Oswaldo Cruz.
Priscila Oliveira graduada em Psicologia pela UFF, mestra em psicanálise pela UERJ, psicóloga da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ, alocada no Conselho Tutelar de Campos, e supervisora clínica.
12h – Intervalo
13h30 – Mesa 02 – Família e infância nas relações étnico-raciais
Bruno Rosa (CRP 05/67901), psicólogo pela UNIVERSO e membro da Comissão Especial de Psicologia e Relações Étnico-raciais do CRP-RJ.
Michelle Lino (CRP 05/33967), psicóloga no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, tem pós-doutorado, onde pesquisou sobre educação antirracista nas adoções inter-raciais, doutora e mestra em políticas públicas e formação humana pela Uerj. É autora do livro infantil “Uma família café com leite: uma história sobre adoção inter-racial”.
Yasmin França (05/45973), psicóloga e mestre em Psicologia pela UFRJ, especialista em Psicologia social e comunitária pelo Instituto Parentes, colaboradora do Eixo de Políticas para Mulheres e do GT de Combate ao Trabalho Escravo do CRP-RJ e integrante do projeto ação integrada: Resgatando a Cidadania, do MPT com a Cáritas-RJ.
Luiz Henrique Gomes Moraes, assistente técnico administrativo da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e graduando em engenharia ambiental pela IFF/Campus Guarus.
16h – Encerramento
#Descrição da imagem: card com fundo bege com tons marrons, contendo o mapa do Brasil anticolonial (invertido na vertical) em azul com ilustrações de indígenas, mulheres, animais e árvores coloridas
#Texto da imagem: Psicologia na Contra-Colonialidade No Norte Noroeste Fluminense, 6 de junho de 2024, 8h30 às 17h. Local: Universo Campos Av. Vinte e Oito de Março, 856 Parque Dom Bosco, Campos dos Goytacazes – RJ. Programação completa.