Nos dias 22 e 23 de maio, o Conselho Regional de Psicologia por meio da Comissão Especial de Emergências e Desastres representadas pela coordenadora Victoria Gutierrez (CRP 05/20157) e pela colaboradora Ariel Pontes (CRP 05/64806), estiveram presentes na Faculdade UniLaSalle – Campus Niterói, para participação na Mesa Redonda “Psicologia das Emergências e dos Desastres”; na Universidade Federal Fluminense – Campus Campos dos Goytacazes, para o Evento “X Semana da Luta Antimanicomial e Antiproibicionista Goytacá, compondo a mesa ”Atenção Psicossocial em situações de emergências e desastres” e na Universidade Estácio de Sá – Campus Campos dos Goytacazes, ministrando a palestra “A ética da Psicologia nos desastres e emergências”.
O objetivo das três ações foi apresentar que, em meio ao caos das emergências e desastres, há uma presença fundamental que emerge: a atuação ética da Psicologia. Por conseguinte, emerge a importância de apresentar as(aos) estudantes de Psicologia, a proeminência da atuação profissional, estimulando a compreensão da relevância da ética e respeito pelas histórias e vivências dos indivíduos e sociedades nesses eventos é essencial. Dentro desse contexto, a Comissão de Emergências e Desastres do CRP-RJ, desempenha um papel de destaque, tornando-se fundamental não apenas para a categoria em momentos de crise, mas também para a sociedade e para a formação das(os) estudantes de Psicologia.
Foi evidenciado como as(os) profissionais de Psicologia desempenham um papel vital no apoio às vítimas, socorristas e comunidades afetadas por desastres socioambientais, crises humanitárias, eventos traumáticos e dos possíveis refugiados climáticos. Desde a avaliação inicial do impacto psicológico até o fornecimento de intervenções de longo prazo para reconstruir o bem-estar emocional, as(os) psicóloga(os) desempenham um papel multifacetado e essencial.
Ademais, salientamos o papel proativo do CRP-RJ através da Comissão de Emergências e Desastres na orientação dos esforços, estabelecendo diretrizes éticas, com o objetivo de que sejam oferecidos serviços psicossociais de qualidade, quando prestados em situações de emergência. Para as(os) estudantes, isso significa ter acesso a conhecimentos atualizados e práticas baseadas em evidências que são cruciais para a atuação em campo. Dessa forma, torna-se fundamental seguir os princípios fundamentais do Código de Ética do Psicólogo, primando a garantia de que as(os) profissionais estejam adequadamente preparados e embasados para enfrentar os desafios únicos em contextos de emergências e desastres.
Agradecemos as professoras Cristiane Moreira e Patrícia Pacheco da Faculdade UniLaSalle – Campus Niterói, Professora Luana da Silveira, coordenadora do curso na UFF (Universidade Federal Fluminense) – Campos dos Goytacazes e Professora/coordenadora Débora Rosa e professora Rafaela Werneck da UNESA (Universidade Estácio de Sá) – Campos dos Goytacazes pela recepção e acolhimento ao CRP-RJ.