auto_awesome

Noticias






Debate sobre saúde da população LGBT no Sistema Prisional será nesta 5ª feira


Data de Publicação: 19 de junho de 2017


Agende-se para participar, no dia 22 de junho (5ª feira), das 9h às 17h, no Centro do Rio de Janeiro, do Seminário “Todos existimos: cidadania não tem gênero – A saúde da população LGBT no Sistema Prisional em debate”. Organizado pelo Fórum Permanente de Saúde do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (FPSSP – RJ), o evento acontecerá no Auditório do NERJ – Ministério da Saúde, situado na Rua México, nº 128/ 10º andar – Centro – Rio de Janeiro.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia para participar. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

A programação completa do evento encontra-se abaixo.

 

 

Filipeta SeminarioSobre o Fórum

O Fórum Permanente de Saúde no Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro (FPSSP/RJ) é uma instância do movimento social, criado em abril de 2011 a partir da articulação dos profissionais de saúde que trabalham no Sistema Penitenciário e um conjunto de Instituições, Associações, Conselhos Profissionais e Academia. Seu objetivo principal é chamar a atenção da sociedade para a gravidade dos problemas de saúde que afetam as pessoas privadas de liberdade no Rio de Janeiro e no Brasil, garantindo acesso à Atenção Básica de Saúde e à inclusão da população penitenciária no Sistema Único de Saúde (SUS), conforme previsto na Constituição Federal.

O caráter do Fórum é político, propositivo e de atuação permanente, onde as decisões são tomadas a partir de um colegiado formado por entidades e movimentos sociais que se relacionam com o tema e com os objetivos desse Fórum.

Atualmente, por deliberação do coletivo, a Coordenação do FPSSP-RJ está sob a responsabilidade do colegiado formado pelas seguintes Instituições: Conselho Regional de Psicologia (CRP/05), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-7ª Região), Conselho Regional de Nutricionistas (CRN4), Associação dos Servidores de Saúde e Assistência Penitenciária (ASSAP) e Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM).

 

Programação – Composição das Mesas

09h – Abertura do Seminário – Márcia Badaró – Psicóloga, conselheira do Conselho Federal de Psicologia

9h30min – Mediação: Deputada Enfermeira Rejane

10h – Claudio Nascimento – Cientista Social, ex-coordenador do Programa Rio Sem Homofobia e ex-superintendente da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do RJ.

10h30min – João Paulo de Araújo Carvalho – Egresso do Sistema Penitenciário

11hs às 12h – Debate

13h30min – Mediação: Roberto Pereira

14h – Adriana Martins – Representante do Secretário da SEAP na questão da população LGBT nas prisões

14h30min – Renata Lira – Representante do Mecanismo de Prevenção e Combate à Tortura -RJ (MEPCT/RJ)

15h– Indianara Alves – Vereadora Suplente na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e Ativista dos Direitos Humano para a População Trans

15h30min às 16h50min – Debate, Propostas e Encaminhamentos

17h – Encerramento



Filipeta-Seminario-1024x748.jpg