O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro celebra junto à sociedade o 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Como fruto da organização de um movimento social formado por usuárias (os), familiares, trabalhadoras(es), estudantes, acadêmicas(os) e ativistas, o dia marca, desde 1987, a luta por uma sociedade sem manicômios.
Desde então, nosso país vivenciou importantes conquistas na política institucional, avançando em relação às normativas e serviços que garantiram a construção de redes fortes e experiências exitosas e que fizeram frente às instituições e lógicas manicomiais. Retrocessos e ataques à Reforma Psiquiátrica Brasileira são, porém, desafios constantes e que exigem que a Psicologia se mantenha
na linha de frente contra as precarizações do SUS e os processos de patologização da vida, como a volta de manicômios disfarçados de comunidades terapêuticas.
A Psicologia brasileira se une à afirmação do cuidado em liberdade e pautado no território, por uma política da convivência na qual toda vida tem o direito de existir e ser celebrada em suas diferenças, pela Redução de Danos e a construção de uma atenção psicossocial antiracista, feminista, anticapacitista e que garanta o respeito à diversidade sexual e de gênero.
Nucleo de Psicologia, Saúde e Saúde Mental
#DiaNacionaldaLutaAntimanicomial #Psicologia #ReformaPsiquiátrica #Respeito #Diversidade #LutaAntimanicomial
#DescriçãoDaImagem: card com ilustração com fundo rosa-claro contendo uma pessoa sem rosto que parece flutuar no centro, vestindo casaco laranja e calça azul, cabelos com dreads, cercada por pássaros de diversas cores e folhagens azuis. Frase “18 DE MAIO, DIA DA LUTA ANTIMANICOMIAL” no topo e o logos do CRP-RJ 50 anos.