Na data em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, 18 de maio, centenas de militantes, profissionais, usuários de Saúde Mental e seus familiares ocuparam a Cinelândia, no Centro do Rio de Janeiro, para comemorar os 30 anos de Luta Antimanicomial no Brasil.
Organizado pelo Núcleo Estadual de Luta Antimanicomial – com apoio do CRP-RJ, entre outras instituições –, o Ato “30 anos de luta: resistindo sem temer” contou com diversas atividades culturais e artísticas que marcaram a importância da Reforma Psiquiátrica e da defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade para todas (os) as (os) brasileiras (os).
Na grande tarde da Luta Antimanicomial, o protagonismo foi dos usuários de Saúde Mental, que promoveram diversas intervenções e apresentações musicais, teatrais e de dança, mostrando que a loucura não pertence ao manicômio.
Performances do bloco “Loucura Suburbana” e do grupo musical “Harmonia Enlouquece”, ambos compostos por usuários e ex-usuários de Saúde Mental, animaram e descontraíram o público presente.
Profissionais e militantes de Saúde Mental, como o psiquiatra Paulo Amarante, também presente no ato, fizeram discursos de apoio à Reforma Psiquiátrica e de defesa a um modelo terapêutico e assistencial que acolha os sujeitos em sofrimento psíquico sem discriminá-los ou criminalizá-los.
Outros profissionais de Saúde Mental presentes também denunciaram a grave situação de precarização dos equipamentos da rede e das condições de trabalho. Diversos presentes fizeram intervenções criticando os novos modelos manicomiais vigentes revestidos de práticas de cuidado, como as Comunidades Terapêuticas. Entre uma atração e outra, gritos de “Fora, Temer!” e “Saúde não se vende, loucura não se prende” mobilizaram os participantes do ato.
O CRP-RJ marcou presença neste que é um dos mais importantes eventos do calendário da Psicologia, representado por sua conselheira-presidente, Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), pelos conselheiros Alexandre França (CRP 05/32345) e Roseli Goffman (CRP 05/2499), e pela assessora de Políticas Públicas, Fernanda Haikal (CRP 05/34248).

Da esq. para dir.: Diva Conde, Eduardo Mourão e Alexandre França
Importantes personalidades da Psicologia e reconhecidos militantes da Luta Antimanicomial brasileira, como Eduardo Mourão Vasconcelos (CRP 05/32652) e Ademir Pacceli (CRP 05/3148), também estiveram presentes no ato.
Confira abaixo mais fotos do ato.

Da esq. para dir.: Fernanda Haikal e Diva Conde

Ato mobiliza centenas de pessoas no Centro do Rio

Faixas e cartazes em defesa da Reforma Psiquiátrica e do SUS

Bloco Loucura Suburbana se apresenta no ato

Paulo Amarante discursa durante o ato

Apresentação musical do HarmoniaEenlouquece anima o público