auto_awesome

Noticias






18 de maio: um dia de luta para a Psicologia!


Data de Publicação: 10 de maio de 2017


O dia 18 de maio, que há 30 anos marca o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, é, antes de mais nada, um dia de luta. Um dia em que psicólogas (os), demais profissionais de Saúde, usuários e familiares devem ocupar as ruas e praças das cidades brasileiras para defender as diretrizes da Reforma Psiquiátrica como modelo assistencial em Saúde Mental.

A Lei nº 10.216 de 2001, que decretou o fim dos hospitais psiquiátricos no Brasil e a implementação de serviços territoriais substitutivos, representou um marco fundamental para a área, apontando um horizonte das mudanças há décadas pretendidas.

post_lutaantimanicomialMas só a lei não basta. A Psicologia precisa estar unida e vigilante, pois o manicômio não está apenas no interior dos muros das instituições totais. O manicômio, muitas das vezes, está presente em nossas práticas cotidianas de sujeição e estigmatização do sujeito em sofrimento psíquico.

A Psicologia tem um compromisso ético de continuar sua luta pela desinstitucionalização total e irrestrita, rompendo com as amarras da camisa de força e derrubando os muros que por séculos enclausuram a loucura.

Mais do que nunca, não podemos esquecer que sem SUS não há Reforma Psiquiátrica. Por isso, a Psicologia não pode estar isenta na luta por uma saúde pública que seja de fato universal, gratuita e de qualidade. Somente assim estarão assegurados os importantes avanços obtidos nas últimas décadas no campo da Saúde Mental.

Nesse 18 de maio, o CRP-RJ convida as (os) psicólogas (os) do estado do Rio de Janeiro a continuarem engajadas (os) na luta e na militância pelo fortalecimento do SUS e da Política Nacional de Saúde Mental.

 

VEJA TAMBÉM

 

Agenda de eventos e atividades comemorativas do Dia da Luta Antimanicomial para a cidade do Rio de Janeiro

 

Agenda comemorativa de eventos do Dia da Luta Antimanicomial na Região Norte – Noroeste Fluminense

Agenda comemorativa da Luta Antimanicomial na Região Serrana

 



post_lutaantimanicomial.jpg