auto_awesome

Noticias






“Saúde Mental: A atuação do Psicólogo na Rede” é tema de evento em Belford Roxo


Data de Publicação: 3 de março de 2017


belford roxo 2O CRP-RJ, por meio da sua Subsede na Baixada Fluminense, promoveu, no dia 17 de fevereiro, no município de Belford Roxo, a 23ª edição do “Rodas e Encontros” com temática “Saúde Mental: A atuação do Psicólogo na Rede”.

O evento, que reuniu psicólogas (os) e estudantes, foi organizado em parceria com o Fórum de Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Belford Roxo. O objetivo foi debater a política de Saúde Mental e seus entrelaçamentos na rede interdisciplinar de serviços, tais como os equipamentos do SUAS e da Educação, entre outros.

Dando início ao evento, a psicóloga Monica Affonso (CRP 05/44523), conselheira do CRP-RJ e presidente da Comissão Gestora da Subsede Baixada, destacou que a realização do encontro é parte da agenda política, definida pelas (os) psicólogas (os) no 9º Congresso Regional de Psicologia (COREP), de descentralização das ações e discussões do CRP-RJ pelos municípios do estado do Rio.

Em seguida, o subsecretário de gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social de Belford Roxo, Diogo Bastos Xavier, afirmou a importância dos debates e eventos promovidos pelo CRP-RJ na região não apenas para as (os) psicólogas (os) como também para a sociedade.

Debate

A mesa de debates foi composta por psicólogos que atuam no município de Belford Roxo:  Renata Goes (CRP 05/18110) ex-coordenadora de Saúde Mental do município e arteterapeuta, e Thelma Mary Araújo de Oliveira (CRP 05/15326), mestre em Saúde e Meio Ambiente e professora no curso de Psicologia da UNESA de Nova Iguaçu. A mediação da mesa ficou a cargo da psicóloga e conselheira do CRP-RJ Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170).

belford roxo 1

Viviane Martins coordena o debate em Belford Roxo

Renata Goes apontou a desorganização do espaço social como fator para a doença mental. Ela falou sobre os fluxos de trabalho e os dispositivos da Rede de Saúde Mental e defendeu a desinstitucionalização do usuário. Para a psicóloga, a atuação em Saúde Mental é um trabalho relacional que deve estar territorialmente referenciado. Ao final de sua fala, afirmou que o acolhimento é a ferramenta de atuação da (o) psicóloga (o).

Para Thelma Mary, a atuação dos diversos profissionais que atuam na rede de Saúde Mental deve se dar como uma teia, onde o território e as questões que o atravessam estão integrados à atenção à saúde. Segundo ela, acolhimento e cuidado são os princípios norteadores dessa atuação, que deve visar à garantia da saúde do usuário desses serviços.

Encerrando o debate, a psicóloga Denise Malheiros (CRP 05/18051), integrante da direção do Sindicato dos Psicólogos do Estado do Rio de Janeiro (SINDPSI-RJ), apresentou o trabalho desenvolvido, em parceria com as (os) profissionais da região, para a construção do Fórum de Assistência Social de Belford Roxo.

Acompanhe a agenda de eventos e ações do CRP-RJ na Baixada clicando aqui!



belford-roxo-1-1024x786.jpg
belford-roxo-2-1024x585.jpg