A Comissão Especial de Estudantes (CEES) – Núcleo Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), se apresentou, no dia 24 de abril, aos estudantes da Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Iguaçu.
No encontro, esteve presente a psicóloga e conselheira do CRP-RJ Victoria Antonieta Tapia Gutiérrez (CRP 05/20157), coordenadora estadual da CEES, assumiu a conversa. Ela apresentou aos estudantes sobre o papel do Conselho na sociedade, quais são os serviços prestados pela autarquia, como se dá a construção coletiva da Psicologia, a importância da ética no exercício da profissão e os objetivos e ações da Comissão Especial de Estudantes. “Estar com os estudantes é de suma importância, para que desde a formação entendam e conheçam qual o papel da autarquia que fará parte da vida quando se formarem, além de fomentarmos a discussão da atuação ética, discussão que deve ser indispensável desde a formação”, explicou Victoria.
Em seguida, a psicóloga e coordenadora interna do núcleo da Baixada da CEES, Yvanna Brito (05/66298), que falou brevemente sobre seu vínculo ao CRP-RJ, ainda como estudante e, agora, como coordenadora interna do núcleo. Ela também pontuou a importância da participação ativa dos estudantes da região em ações da comissão e da aproximação e divulgação da Cees em um território tão extenso, onde existem diversas Instituições de ensino.
A atividade contou com participação de alunos de diversos períodos da instituição, os quais puderam esclarecer diferentes dúvidas sobre a aproximação e colaboração com a referida Comissão, além de informações sobre o início da vida profissional.
“A proximidade do CRP-RJ com os discentes promoveu um momento de descoberta significativa sobre o fazer da/em Psicologia, mesmo que ainda na trajetória da formação. A Universidade Estácio de Sá, Campus Nova Iguaçu, estará sempre de portas abertas para iniciativas que o Conselho tem a proporcionar!” disse a coordenadora do curso Erika Barbosa de Araújo.