Novo plenário para o triênio 2016-2019 é empossado no CRP-RJ
Em solenidade realizada no dia 23 de setembro, na sede do CRP-RJ, tomou posse o XV Plenário para a gestão 2016-2019. A cerimônia contou com a presença de representantes de diversas entidades, universidades e instituições ligadas à Psicologia, que lotaram o auditório da sede do CRP-RJ para prestigiar os membros eleitos do novo plenário.
Dando início à cerimônia, a então conselheira-presidente do CRP-RJ, Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608), fez um breve balanço das ações políticas desenvolvidas pelo XIV Plenário entre 2013 e 2016. “Em setembro de 2013, quando o XIV Plenário iniciou os trabalhos, nossa aposta continuou centrada no compromisso político, não partidário, da Psicologia na qual acreditamos”.
José Novaes
Janne Calhau
“Buscamos estabelecer amplo diálogo com os movimentos sociais”, acrescentou Janne, “procurando construir estratégias possíveis de ação e enfrentamento em um delicado momento do nosso estado e do país, tais como: os megaeventos esportivos, marcados por remoções, internações, criminalização da pobreza e dos movimentos sociais; o aumento da violência de Estado, da violência de gênero e de raça, da violência contra as mulheres e as populações tradicionais; as tentativas de desconstrução do Estado laico e o desrespeito à diversidade religiosa; a desconstrução do SUS e das políticas de garantia de direitos; o retorno da visão manicomial; as deliberadas internações compulsórias; as famigeradas comunidades terapêuticas e as ações contra a população de rua e as jovens mães usuárias de drogas, entre outras”.
José Novaes (CRP 05/980), que foi conselheiro-presidente do CRP-RJ entre setembro de 2013 e abril de 2016, falou sobre a aliança estabelecida entre os grupos “Ética e Compromisso Social” e “Cuidar da Profissão” durante o período eleitoral para o CRP-RJ.
“A aliança entre o ‘Ética e Compromisso Social’ e o ‘Cuidar da Profissão’ se apresentou oportuna e necessária, tendo em vista a extremamente preocupante situação política geral do país. Situação essa que tem efeitos diretos sobre a Psicologia, sobre a nossa profissão. Os ataques a direitos duramente conquistados e o açodamento de certas tendências políticas, amparadas no crescimento dos espectros conservadores extremados no cenário nacional, apontam uma perspectiva contra a qual temos de construir um movimento de resistência”, destacou Novaes.
Nova diretoria executiva
Thiago Melicio, Rodrigo Acioli, Diva Conde e Marilia Lessa (da esr. para dir.) serão os novos membros da diretoria executiva do CRP-RJ
Os conselheiros eleitos foram, então, chamados para assinar o termo de posse. Em seguida, foi anunciada a composição da nova diretoria executiva do CRP-RJ, integrada por Diva Lúcia Gautério Conde (CRP 05/1448), como conselheira-presidente, Marilia Alvares Lessa (CRP 05/1773), como vice-presidente, Rodrigo Acioli Moura (CRP 05/33761), como conselheiro-tesoureiro, e Thiago Melicio (CRP 05/35915), como conselheiro-secretário.
A seguir, a nova conselheira-presidente do CRP-RJ fez um breve discurso ressaltando a importância, para a Psicologia e as (os) psicólogas (os) do estado do Rio de Janeiro, da aliança política firmada entre os grupos “Ética e Compromisso Social” e “Cuidar da Profissão”.
“O CRP-RJ vem sendo gerido há 12 anos pelo grupo ‘Ética e Compromisso Social’, que fez um trabalho magnífico, encaminhando e abordando temas absolutamente pertinentes, como a afirmação dos Direitos Humanos. Por outro lado, temos o grupo nacional ‘Cuidar da Profissão’, que afirmou a Luta Antimanicomial, que estabeleceu, no Conselho Federal de Psicologia, a primeira Comissão de Direitos Humanos de um Conselho Profissional”, lembrou Diva.
“Nós somos os herdeiros e as pessoas que representam duas forças políticas muito importantes para a Psicologia desse país. Duas forças que avançaram a Psicologia para além da sua concepção”, destacou a nova conselheira-presidente do CRP-RJ.
Homenagens
Representando o novo plenário eleito para o Conselho Federal de Psicologia, o psicólogo, professor da UFRJ e conselheiro do CRP-RJ entre 2004 e 2010, Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077) prestou uma emocionante homenagem ao plenário recém-empossado.
“Nós só temos a ganhar com esse grupo, só temos a ganhar em estarmos juntos. Existe algo bem simbólico nesse dia de hoje. Nesse auditório, estão juntos a diretoria do CRP-RJ, a futura diretoria do CFP, a diretoria do Sindicato dos Psicólogos do Rio de Janeiro e a diretoria da ABEP [Associação Brasileira de Ensino de Psicologia]. Estamos aqui, todos juntos, e é juntos que vamos construir uma Psicologia que enfrente esse momento temeroso em nosso país”, disse.
O presidente do Sindicato dos Psicólogos do Rio de Janeiro, Marinaldo Santos Silva (CRP 05/5057) também cumprimentou o novo plenário do CRP-RJ e destacou a importância de continuar a luta pela defesa da democracia brasileira.
Auditório do CRP-RJ lotado durante a posse do novo plenário
“Temos que dar um basta nesses cortes da democracia no Brasil. A todo o momento que o Brasil alavanca, um golpe à direita consegue fazer com que a esquerda seja retirada do poder. Isso é um aprendizado para nós, pois temos que pensar nas nossas estratégias de enfrentamento, pois não é mais possível que a cada 30 ou 40 anos o Brasil passe por um novo golpe”, defendeu.
Sobre as eleições para o CRP-RJ
Com 48% dos votos válidos, a chapa nº 11 – Ética e Compromisso Social para Cuidar da Profissão foi a grande vencedora das eleições para o CRP-RJ, ocorridas entre 24 e 27 de agosto desse ano.
Ao todo, 12.187 psicólogas (os) do estado do Rio votaram nas eleições on-line. Desse total, 1.212 foram votos nulos e outros 296 em branco. Somado a esse quantitativo, o CRP-RJ recebeu, até as 17h do dia 27 de agosto, 527 votos por correspondência, sendo válidos somente 399.
A chapa democraticamente eleita teve 5.193 votos on-line e outros 151 por correspondência, totalizando 5.344 votos.
Conheça os membros do novo plenário