“Dialogando com o CRP-RJ: Psicologia e Saúde nas Redes Pública e Privada” foi o tema do evento promovido pela Comissão Gestora do CRP-RJ no Norte e Noroeste Fluminense no dia 17 de agosto, em Campos dos Goytacazes, em comemoração ao Dia da (o) Psicóloga (o). O evento foi gratuito e contou com apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelas (os) psicólogas (os) da região na área de Saúde Coletiva, Hospitalar e Ambulatorial junto a pacientes, famílias, usuários e a comunidade.
Teresa Cristina Linhares Áreas (CRP 05/6200), coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Geral de Guarus (HGG), apresentou o histórico da implantação do Serviço de Psicologia no hospital, que conta com nove psicólogos estatutários e três estagiários. Ela descreveu as dificuldades, os impasses e os desafios enfrentados pelos profissionais na tentativa de viabilizar o atendimento necessário a cada caso e situação. Teresa também ressaltou a importância da interação da equipe de Psicologia junto aos demais serviços do hospital.
O psicólogo Vitor Almada Hildebrandt (CRP 05/33044) apresentou o trabalho desenvolvido por ele na Clinica Médica do HGG e o trabalho realizado no leito das enfermarias com os pacientes do setor pós-cirúrgico, amputados e o acolhimento e a escuta com orientação às famílias.
Já Bianca Miranda Soares (CRP 05/44420) relatou o trabalho desenvolvido no Hospital Dr. Beda, onde atuou com pacientes renais crônicos em diálise e transplantados, além dos desafios encontrados no curso da sua atuação. Relatou também a sua experiência com pacientes oncológicos e a riqueza do trabalho desenvolvido.
O psicólogo Ederton Quemel Rossini (CRP 05/50996) apresentou o trabalho que desenvolve junto à equipe da Clínica Nômade, que atua em Consultório de/na Rua com populações em trânsito. O psicólogo trouxe a caracterização da escuta realizada e dos encaminhamentos necessários para a Rede de Saúde, Assistência e outros dispositivos, enfocando os desafios da atuação e descrevendo as possibilidades de desenvolvimento de um trabalho pontual na comunidade assistida.
A psicóloga palestrante Giovanna Moreira dos Santos Pessanha (CRP 05/26318) apresentou o trabalho desenvolvido no Centro de Saúde de Guarus junto a gestantes, crianças e adolescentes e à equipe de profissionais que atua articulada ao trabalho da Psicologia. Ela também descreveu as dificuldades encontradas na instituição e ressaltou as perdas que obteve no curso do trabalho desde o seu início.
Após a apresentação dos trabalhos dos profissionais convidados, foi aberto o debate para as questões e as perguntas sobre o tema, onde psicólogas (os) e estudantes de Psicologia puderam trocar experiências e informações sobre as práticas psicológicas nos campos da saúde pública e privada.