A cerimônia de entrega do Prêmio Maria Beatriz Sá Leitão emocionou as (os) participantes do XI Seminário de Psicologia e Políticas Públicas. Uma iniciativa inovadora da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, o Prêmio chega à sua 2ª edição dando visibilidade e premiando trabalhos e experiências de profissionais de Psicologia na sua interface com a defesa dos Direitos Humanos.
A cerimônia de entrega foi apresentada pelo conselheiro do CRP-RJ José Novaes (CRP 05/980) e por Ana Lucia de Lemos Furtado (CRP 05/465), ex-conselheira do CRP-RJ que atuou junto com Maria Beatriz.
Novaes fez menção à memória do psicólogo Marcus Vinicius de Oliveira, assassinado em fevereiro deste ano, na Bahia, onde atuava na defesa dos direitos das populações indígenas, campesinas e quilombolas.
“Marcus Vinícius teve um grande papel na construção da Psicologia brasileira e na transformação do Sistema Conselhos de Psicologia com a introdução de mecanismos democráticos de gestão dos Conselhos. Ele teve atuação decisiva na criação da primeira Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, no final da década de 1990”, lembrou Novaes.
Ana Lucia falou sobre a psicóloga Maria Beatriz Sá Leitão, que dá nome à premiação e faleceu em 2009, vítima de câncer. “Primeira presidente da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ, Bia foi uma reconhecida militante pela afirmação da vida e se destacou pelo compromisso ético-político que a guiou em sua incansável luta contra toda e qualquer violência. Foi também uma das fundadoras da Equipe Clínico-Grupal do Grupo Tortura Nunca Mais-RJ”, afirmou.
Premiadas
Nesta edição do Prêmio Maria Beatriz, foram selecionados dois trabalhos da Categoria Profissional. O primeiro lugar ficou com a psicóloga Mariana Tavares Ferreira, autora do trabalho “Direitos Humanos e Psicologia: sobre cascas, feridas e lampejos”. O segundo lugar foi para a psicóloga Ana Claudia Nery Camuri Nunes, autora do trabalho “A tortura no teatro dos castigos: do palco à coxia”.
Além de uma quantia em dinheiro, as autoras terão seus trabalhos compilados em uma publicação a ser lançada pelo CRP-RJ em 2017.