A terceira e última mesa do dia teve o tema “Debatendo campo de estágio e mercado de trabalho” e teve como mediadora a colaboradora da Subsede Baixada e estudante do 7º período do curso de Psicologia Gabriela Braz dos Santos.
As palestrantes do debate foram Mônica Nogueira Silva (05/13689), psicóloga Esquizoanalista e especialista em Psicologia Social, Viviane Martins (CRP 05/32170), conselheira do CRP-RJ e integrante da Comissão Gestora da Subsede Baixada, e Johnny Clayton da Silva, graduando em Psicologia pela UFRRJ e ex- coordenador geral do Centro Acadêmico de Psicologia da UFRRJ.
Gabriela deu abertura à mesa dizendo que o tempo em que está no CRP-RJ como colaboradora está sendo de muita contribuição para sua formação. “Eu convido todos os estudantes a participar, pois esse espaço que está aqui também é nosso, devemos nos apropriar dele com mais pertinência”.
Mônica centrou sua fala na importância da atuação da (o) estagiária (o). “Muitas instituições aqui no Brasil acham que estagiário é apenas mão-de-obra barata. Em outros países, como nos EUA, o estagiário é considerado como a revitalização das instituições para não deixar a própria prática se cristalizar”.
Viviane destacou a importância de o estudante de Psicologia ingressar, ainda durante a graduação, como estagiária (o) em alguma instituição. “Se você esperar se formar para começar a rondar os campos de atuação, vai perder tempo. Geralmente, é no momento do estágio que o estudante começa a se identificar com o campo de trabalho que desejará atuar como profissional”, alertou.
Encerrando a mesa, Johnny destacou a importância da mobilização política das (os) estudantes ainda na graduação em Psicologia, apontando o papel do Centro Acadêmico. “O Centro Acadêmico (CA) é um coletivo institucional de representação dos estudantes. Enriquecer a formação profissional e contribuir para a profissão é o objetivo dos debates políticos que ocorrem no CA”.
Homenagens
Ao final dos debate, foram prestadas algumas homenagens a estudantes e profissionais que contribuíram e continuam contribuindo na mobilização dos estudantes de Psicologia junto ao CRP-RJ. Foram homenageados a psicóloga Ana Lucia Furtado e os estudantes Rogéria Thompson, Flávia Sena e Johnny Clayton.