A primeira mesa do evento mobilizou as (os) participantes no debate “A aproximação dos estudantes do Sistema Conselhos de Psicologia e a 1ª Comissão de Estudantes no CRP-RJ”. A mesa teve como palestrante Ana Lucia de Lemos Furtado (CRP 05/465), conselheira do CRP-RJ entre 2004 e 2010 e professora aposentada da UERJ.
Ana Lucia contou brevemente a história da instituição da 1ª Comissão de Estudantes do CRP-RJ, em 2009. “Quando eu estava na Comissão de Ética, criamos as “Quart’éticas”, reuniões realizadas às quartas-feiras no auditório do CRP-RJ onde a categoria era convidada a debater questões pertinentes à Ética. Nós achávamos que, chamando a categoria para os debates, íamos lotar o auditório, mas não foi isso que aconteceu. Os estudantes é que vinham em peso, querendo participar das discussões”.
“Um dia, fizemos um evento cuja mesa era composta só pelos estudantes e isso foi um passo para os estudantes saírem da posição passiva. A partir disso, o CRP-RJ mudou a forma de vê-los e, em 2009, criamos a Comissão de Estudantes”, destacou.
“Hoje na Subsede Baixada, temos estudantes colaboradores que começaram com esse movimento, com essa mobilização coletiva, e hoje contribuem em muito com as nossas atividades. A Subsede sempre considerou ser muito importante a presença dos estudantes”, finalizou Mônica Sampaio, mediadora da mesa e coordenadora da Comissão Gestora da Baixada.