Com tema “Em debate a formação, campo de estágio e mercado de trabalho”, aconteceu, no dia 9 de julho, em Nova Iguaçu, o I Fórum de Estudantes de Psicologia da Baixada Fluminense. Organizado pela Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada o evento reuniu profissionais e estudantes dos cursos de graduação de Psicologia das cinco faculdades da região.
A conselheira da Comissão Gestora do CRP-RJ na Subsede Baixada, Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), abriu o evento destacando que, pela primeira vez na região, aconteceu este encontro entre CRP-RJ, universidades e estudantes para debater a formação em Psicologia, campo de estágio e mercado trabalho.
Em seguida, teve início a mesa de abertura com falas da conselheira-presidente do CRP-RJ, Janne Calhau Mourão (CRP 05/1680), da coordenadora da Comissão Gestora da Baixada, Mônica Sampaio (CRP 05/44523), da representante do Colegiado dos Psicólogos na Baixada, Carla Maria Mendes (CRP 05/115725), da graduanda do 10º período do curso de Psicologia na UNIABEU Rogéria Thompson, do representante do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDH) Guilherme Monteiro, e do representante do Sindicatos dos Psicólogos Francisco Bressy.
“É uma satisfação vê-los aqui e essa aproximação do CRP-RJ com os estudantes e as universidades é muito importante, pois se debate o futuro dos novos profissionais”, declarou Janne.
“Esse é um evento muito importante para nós e que foi construído em muitas mãos: com o CRP-RJ, os estudantes, os coordenadores de curso, os professores, o CDH de Nova Iguaçu e o SINDPSI-RJ”, destacou, por sua vez, Mônica.
Já Rogéria ressaltou o compromisso dos estudantes em participar de um evento que foi feito para eles. “Apesar de ser a manhã de um sábado de sol, vemos, nesse auditório lotado, o compromisso dos estudantes com a sua formação, os estágios, mercado de trabalho e com a profissão como um todo”.
Carla abordou a tradição da militância política da categoria na região. “A Baixada Fluminense tem uma tradição bem interessante de articulação dos psicólogos. Podemos ver o cumprimento das deliberações do 8º Congresso Nacional de Psicologia (CNP), de 2013, sobre a aproximação do CRP com as Instituições Formadoras e os estudantes”.
“Nós somos o futuro. Nossa formação é muito importante e, por isso, eu acho muito válida essa discussão que o CRP-RJ conseguiu trazer sobre a formação em Psicologia aqui para a Baixada. O campo de estágio é muito importante, pois é o momento que nós temos a vivência do que aprendemos”, finalizou Guilherme, pondo fim à mesa de abertura.
A programação do I Fórum seguiu com três mesas de debates. Clique abaixo no nome de cada mesa para conferir a cobertura!
2ª Mesa – Debatendo a Formação
3ª Mesa – Debatendo campo de estágio e mercado de trabalho