Durante a 10ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia, aconteceu a sempre emocionante entrega do Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira – Experiências em Psicologia e Políticas Públicas, que, em 2016, chegou à sua 9ª edição.
A psicóloga, conselheira do CRP-RJ e membro da Comissão Organizadora do IX Prêmio, Agnes Cristina da Silva Pala (CRP 05/32409), deu início à cerimônia destacando a importância da premiação para dar visibilidade às práticas que vêm sendo desenvolvidas por psicólogas (os) e estudantes no campo da Psicologia em sua interface com as políticas públicas.
Agnes fez menção também à memória da psicóloga Margarete de Paiva Simões Ferreira, que dá nome à premiação e que foi uma incansável defensora dos Direitos Humanos e ativista na prevenção à AIDS. Margarete faleceu em dezembro de 2006, vítima de câncer.
Em seguida, a conselheira do CRP-RJ chamou à mesa Ademir Pacceli (CRP 05/3148), psicólogo e marido de Margarete, e Ana Lúcia Furtado (CRP 05/460), psicóloga que foi professora e amiga de Margarete.
Prestando homenagem à memória de Meg, como era carinhosamente conhecida pelos amigos, Paccelli ressaltou a importância do Prêmio. “É sempre muita emoção estar aqui, apresentando esse Prêmio e encontrando os colegas que trabalharam junto com a Margarete. Espero que o CRP-RJ continue a promover mais edições desse prêmio, que não apenas homenageia Margarete como também dá visibilidade à atuação de psicólogos em nosso estado”.
Em seguida, Ana Lúcia discursou de forma emocionante. “Para mim, é sempre uma emoção falar de Margarete, que foi minha aluna, minha estagiária, minha companheira de trabalho e minha grande amiga. É uma honra estar aqui apresentando esse prêmio, que privilegia a atuação psi nas políticas públicas”.
Premiados
Nesta edição do Prêmio Margarete, foram premiados os seguintes trabalhos:
Categoria Profissional
-1º lugar: Rafael Reis da Luz
Trabalho: Uma trans adentra o Fórum: as regulações de gênero no judiciário e o papel da Psicologia
-2º lugar: Luiza Teles Mascarenhas
Trabalho: Intercessões entre Psicologia e Educação na formação de professores
Categoria Estudante:
-1º lugar: Danúbiah da Silva Mendes Pereira
Trabalho: Reforma psiquiátrica brasileira e retrocessos
Além de receber uma quantia em dinheiro, as (os) psicólogas (os) e estudante premiadas (os) terão seus trabalhos compilados em uma publicação a ser lançada em 2017 pelo CRP-RJ.