auto_awesome

Noticias






9ª COREP começa no Rio de Janeiro


Data de Publicação: 29 de abril de 2016


corep 2Com participação de 130 delegadas (os), entre psicólogas (os) e estudantes, teve início, na noite do dia 29 de abril, no Hotel Windsor Flórida, no Flamengo, Rio de Janeiro, a 9ª edição do Congresso Regional de Psicologia (COREP). O evento segue até o dia 1º de maio.

O COREP corresponde à etapa estadual do Congresso Nacional de Psicologia (CNP), que acontecerá entre 16 e 19 de junho em Brasil. No COREP, marcam presença as (os) psicólogas (os) e estudantes eleitas (os) delegadas (os) nos Pré-Congressos para debater e votar as propostas do Rio de Janeiro a serem encaminhadas para Brasília. É também no COREP onde será eleita a delegação que representará o estado do Rio em Brasília.

A conselheira e coordenadora da Comissão Organizadora do COREP-RJ, Marilia Alvares Lessa (CRP 05/1773), abriu o evento dando as boas vindas a todas (os) as (os) delegadas (os) presentes e destacando o caráter democrático do processo que culmina no CNP. A conselheira enfatizou que, para garantir ampla mobilização e participação da categoria nesse processo, o CRP-RJ promoveu uma agenda extensa de 24 Pré-Congressos em 20 municípios do estado do Rio.

Marilia mencionou ainda os quatro Pré-Congressos Livres organizados na cidade do Rio de Janeiro. Conforme explicou, nesta edição do CNP, houve a possibilidade de psicólogas (os) organizarem-se para promover Pré-Congressos Livres, não vinculados ao CRP, para votar propostas e eleger delegadas (os) paracorep 1 o COREP.

Ao todo, nos 28 Pré-Congressos que aconteceram em nosso estadov entre fevereiro e abril desse ano, foram eleitas (os) 128 delegadas (os) psicólogas (os), além de 25 delegadas (os) estudantes. Foram aprovadas 238 propostas, que serão debatidas pelas (os) delegadas (os) durante o COREP.

Em seguida, Janne Calhau Mourão (CRP 05/1608), conselheira-presidente do CRP-RJ, fez um breve histórico dos CNPs, enfatizando a sua importância na consolidação dos mecanismos democráticos dentro do Sistema Conselhos de Psicologia.

“O 1º CNP aconteceu em 1994 com o nome de Processo Constituinte da Psicologia, com participação de cerca de 150 psicólogos de todos os Conselhos Regionais de Psicologia. Na época, era preciso repensar a Psicologia no sentido da transição que o país passava, da ditadura para a reconstrução democrática”, afirmou.

“Sempre se define o próximo triênio de gestão dos Conselhos de Psicologia a partir das deliberações do CNP. A proposta é esta, que esse diálogo com a categoria e esse processo democrático sejam mantidos”, finalizou Janne.

Mesa diretora

corep 3Em seguida, foi eleita a mesa diretora para a condução dos trabalhos durante o COREP. Foram eleitas pela plenária as psicólogas Rosilene Souza Gomes (CRP 05/10564), como presidente, Roseli Goffman (CRP 05/2499), como secretária, e Evelyn Rebouças de Gouvêa (CRP 05/41205), como relatora. Em seguida, foi feita a leitura do Regimento Interno do COREP.

Após debate da plenária, o Regimento foi aprovado com modificações pelas (os) presentes, encerrando as atividades do primeiro dia do evento.



corep-1-300x200.jpg
corep-2-300x200.jpg
corep-3-300x200.jpg