Cerca de 80 delegados marcaram presença no Congresso Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (COREP), que teve início na noite do dia 19 e foi até 21 de abril, debatendo e votando propostas para o Congresso Nacional de Psicologia (CNP). A delegação de psicólogos participantes do COREP foi eleita durante os 14 Pré-Congressos realizados pelo CRP-RJ por todo o estado do Rio entre 22 de fevereiro e 20 de março.
A programação do COREP foi dividida em três etapas distintas. No dia 19, foi feita a abertura do evento e instalada a mesa diretora. No dia seguinte, os delegados foram divididos em três grupos de trabalho para discutir as propostas de acordo com os eixos temáticos do CNP. Já no dia 21, foi feita a plenária final para deliberação sobre o resultado dos trabalhos dos GTs e para eleição dos delegados para o CNP.
A presidente do CRP-RJ, Vivian de Almeida Fraga (CRP 05/30376), abriu os trabalhos destacando a importância do evento para a Psicologia e seus profissionais. “O CNP é um dispositivo que visa a garantir que os psicólogos possam nortear a atuação do Sistema Conselhos de Psicologia nos próximos três anos. Por isso da importância desse evento para todos nós e por isso da importância da delegação que for eleita para o CNP de modo que esses delegados possam reverberar em Brasília as discussões desse espaço”, afirmou.
A presidente do CRP-RJ ressaltou ainda que o COREP “não é espaço para a criação de novas propostas. O que vamos fazer aqui são alterações ou rejeições daquilo que já está sistematizado a partir das propostas enviadas pelos psicólogos nos Pré-Congressos”.
Vivian falou também das diferenças que este COREP trouxe em relação às edições anteriores. “Neste COREP, há uma inovação por conta da sistematização das propostas enviadas pelos psicólogos. A partir de parceria entre o CFP e DATASUS, os COREPs e o CNP absorverão uma tecnologia de sistematização que o Ministério da Saúde já utiliza nas Conferências de Saúde. Essa foi uma conquista dos delegados do último CNP [em 2010], que pleiteavam um modo mais ágil de sistematizar as propostas”.
O novo sistema adotado chama-se Sisconferência. Essa ferramenta possibilitou mais agilidade e transparência aos trabalhos e tornou a sistematização mais fidedigna das propostas encaminhadas e debatidas.
Em seguida, teve início a instalação da mesa diretora para a condução dos trabalhos durante o evento. Foram eleitas Rosilene Souza Gomes (CRP 05/10564) como presidente, Fátima dos Santos Siqueira Pessanha (CRP 05/9138) como secretária e Evelyn Rebouças de Gouvêa (CRP 05/41205) como relatora. O regimento interno foi então lido, modificado e aprovado por unanimidade entre os participantes.
No dia 20 de abril, os delegados dividiram-se em grupos de trabalho para debater e votar as propostas. Foram instalados três grupos de acordo com os eixos temáticos do CNP: Eixo 1 – Democratização do Sistema Conselhos e ampliação das formas de interação com a categoria; Eixo 2 – Ampliação da Participação da Psicologia e da sociedade nas políticas públicas; e Eixo 3 – Contribuições éticas, políticas e técnicas nos processos de trabalho.
Outra inovação dessa edição do CNP foi a distinção das propostas encaminhadas pelos psicólogos nos Pré-Congressos em duas categorias: propostas de abrangência regional (válidas para atuação apenas do CRP) e as de abrangência nacional (válidas como diretrizes para todo o Sistema Conselhos). De acordo com o regimento do CNP, cada COREP poderia aprovar um máximo de 30 propostas para enviar à etapa nacional (até dez propostas por eixo temático). Quanto às propostas de cunho regional, não havia limite máximo pré-estabelecido de propostas aprovadas.
Na manhã do dia 21, teve início a plenária final do COREP para eleger os delegados para o CNP e apreciar o trabalho dos grupos. Foi definido em votação que as decisões dos GTs deveriam ser soberanas e, assim, foram aceitas todas as alterações, aprovações e vetos feitos por esses grupos no dia anterior.
Em seguida, foi feita a eleição de delegados, tendo sido eleitos nove representantes efetivos e três suplentes. Veja abaixo a relação dos delegados mais votados e o respectivo número de votos:
1 – Vanda Vasconcelos Moreira – 55 votos
2 – Analícia Martins de Souza –52 votos
3 – Rosilene Gomes – 51 votos
4 – Marinaldo Santos –50 votos
5 – André Rangel de Oliveira – 49 votos
6 – Janaína Sant’anna – 49 votos
7 – Rodrigo Acioli Moura – 49 votos
8 – Alexandre Trzan – 48 votos
9 – José Novaes – 46 votos
10 – Alexandre Vasilenskas (1ª suplente) – 21votos
11 – Thaís Vargas (2º suplente) –18 votos
12 – Rafael Ribeiro de Souza Vieira (3º suplente) – 11 votos
13 – João Pedro de Oliveira Goulart Carvalho (estudante)
24 de abril de 2013