Aconteceu, no dia 21 de março, no auditório do campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida (UVA) na Tijuca, o 2º Pré-Congresso Regional de Psicologia da cidade do Rio de Janeiro.
O evento foi precedido por uma mesa de debates sobre “Psicologia e Desigualdade Social”, mediada pela psicóloga Viviane Martins (CRP 05/32170), conselheira do CRP-RJ e membro da Subsede Baixada Fluminense.
A mesa contou com a participação dos psicólogos Ana Paula Jacinto (CRP 05/33179), conselheira suplente no Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas e colaboradora da Comissão de Psicologia e Assistência Social do CRP-RJ, e Vinícius Cesca (CRP 06/99477), representante do CRP-SP no Conselho Estadual de Assistência Social de São Paulo.
Ana Paula iniciou sua palestra mostrando um vídeo sobre Direitos Humanos e lembrando que “perante a lei, somos todos iguais, mas não somos totalmente iguais, pois somos pessoas de naturezas diferentes que perante a determinada situação nos tornamos iguais”. Ela ressaltou também que “o direito fundamental e mais precioso de nós, humanos, é a nossa vida e quando nós preservamos a nossa vida, acabamos preservando a vida do outro”.
Vinícius fez uma leitura sobre a desigualdade social no território brasileiro e relatou a existência da desigualdade no acesso àquilo que é produzido socialmente, tanto em âmbito material quanto na esfera cultural. Ele ressaltou os aspectos dessa desigualdade no acesso a riquezas e serviços e também no que concerne às questões de gênero, raça e classe social.
Segundo ele, “a vivência com essas formas de desigualdade é constitutiva de quem somos, do que nós pensamos, do que nós fazemos, de como nos relacionamos, do que sentimos e sonhamos”.
Viviane fechou a mesa dizendo que o objetivo do debate era fomentar, entre as (os) psicólogas (os), especialmente aquelas (es) que atuam nas políticas públicas, a reflexão sobre sua atuação nesse território tão diverso, compreendendo como esses fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais atravessam o sujeito.
Votação de propostas e eleição de delegadas (os)
Após o debate, teve início o Pré-Congresso com a eleição da mesa diretora para conduzir os trabalhos. Após a leitura e aprovação do Regimento Interno do Pré-Congresso, foi feita a eleição das (os) delegadas (os) para o Congresso Regional de Psicologia (COREP), que acontecerá entre 29 de abril e 1º de maio no Rio de Janeiro. Foram eleitos cinco delegados, além de um delegado suplente.
Em seguida, foram construídas, debatidas e votadas as propostas elaboradas pela categoria. Ao todo, foram votadas cinco propostas, todas elas aprovadas sem modificações pelas (os) psicólogas (os) presentes.
Abril de 2016