auto_awesome

Noticias






CRP-RJ marca presença em Encontro Regional do CONGEMAS Sudeste


Data de Publicação: 4 de abril de 2016


vivianeRepresentantes da Comissão de Psicologia e Assistência Social do CRP-RJ participaram do Encontro Regional Sudeste do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (CONGEMAS), que aconteceu nos dias 17 e 18 de março em Venda Nova do Imigrante (ES).

Com o tema “Plano Decenal – Concretizando o Pacto Federativo”, o encontro reuniu gestores e técnicos da Assistência Social em níveis municipais e estaduais dos quatro estados da Região Sudeste para dialogar sobre a construção do Plano Decenal 2016-2026 do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O CONGEMAS representa um desdobramento do processo que se iniciou nas etapas municipais, estaduais e nacional da X Conferência Nacional de Assistência Social durante todo o ano de 2015.

Pelo CRP-RJ, marcaram presença as conselheiras Claudia Simões Carvalho (CRP 05/30182) e Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), contribuindo na discussão sobre os desafios e possíveis impactos para a política de Assistência Social na próxima década, especialmente no que tange à desigualdade social, à violação de direitos, e às diversidades territoriais e socioculturais.

A participação do CRP-RJ no encontro buscou defender estratégias que qualifiquem a capacidade de resposta da política de Assistência para esses temas e apontou para as urgentes mudanças no que se refere à gestão do trabalho e qualificação dos trabalhadores nos serviços socioassistenciais.

Além disso, foi destacada também a precarização do trabalho no SUAS como uma realidade em muitos municípios da Região Sudeste e como esse sistema, nos próximos anos, precisa dar uma resposta aos profissionais.

Viviane Martins enfatizou “que não se pode pensar em plano para os próximos dez anos sem construir estratégias que valorizem o trabalhador do SUAS, que hoje, em sua maioria, trabalham em péssimas condições com vínculos trabalhistas precários e direitos violados. Como o profissional do SUAS irá potencializar o sujeito em seu território para a garantia de direitos quando os seus direitos trabalhistas são violados?”.   viviane 2

A (o) psicóloga (o) na Assistência

A participação das (os) psicólogas (os) é de grande importância nessa política, não apenas por comporem as Equipes de Referência dos diversos serviços como também por integrarem os diversos processos de construção, organização e fiscalização dessas políticas por meios dos órgãos de Controle Social. Além disso, a (o) psicóloga (o) tem um compromisso ético com a promoção da justiça social e da redução das desigualdades.

Nesse sentido, a participação do CRP-RJ nesses eventos busca aprofundar o diálogo com os gestores do SUAS sobre as contribuições da Psicologia e suas (seus) profissionais nessa política.

Abril de 2016



viviane-2-150x150.jpg
viviane-300x169.jpg