auto_awesome

Noticias






CRP-RJ marca presença na Feira da Cidadania em Nova Iguaçu


Data de Publicação: 27 de novembro de 2015


CRP-RJ marca presença na Feira da Cidadania em Nova Iguaçu  A Subsede Baixada Fluminense do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro esteve presente na Feira da Cidadania que ocorreu no centro de Nova Iguaçu no dia 18 de novembro. O evento, organizado pelo Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDH), ocupou a Praça Rui Barbosa das 9h às 15h e teve grande participação popular, com o objetivo de uma ação em conjunto com os movimentos sociais e órgãos públicos para uma campanha contra o tráfico humano. Moradores da comunidade e transeuntes puderam ter acesso às diversas instituições que militam pelos Direitos Humanos.

Através de material gráfico e explicações dos representantes de cada instituição, as pessoas puderam compreender as motivações das lutas de combate ao tráfico humano e violações de direitos através das instituições presentes em defesa dos Direitos Humanos. Além do CRP-RJ, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Iguaçu, a Defensoria Pública de Nova Iguaçu, o Centro dos Direitos Humanos de Nova Iguaçu, o Fórum Grita Baixada, a Pastoral da Criança, o Abrigo Beija Flor, a Casa do Menor, a Pastoral da Saúde e o Espaço Progredir, entre outras, marcaram presença na Feira da Cidadania, que teve ainda Exposição da Feira da Roça com barracas de alimentos orgânicos e artesanatos.

Representando o CRP-RJ, participaram da comissão de organização da Feira da Cidadania, junto às demais instituições, as psicólogas colaboradoras da Comissão Gestora da Subsede Baixada Mônica Affonso (CRP 05/44523) e Jacqueline dos Santos Soares (CRP 05/41408), além da estudante colaboradora Flávia Senna.

Segundo a conselheira-presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ na Baixada, Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), “a Feira de Cidadania foi um ótimo espaço de articulação em defesa das políticas públicas, pois estavam presentes muitas instituições que já são parceiras do CRP e outras que podem vir a ser. O fato de ter acontecido numa praça pública, permitindo grande interação com a população local, valida ainda mais as discussões e o canal que foi aberto naquele espaço possibilitou um outro olhar sobre antigos problemas”.

Diante da presença de representantes das prefeituras da região, Vanda destacou o “Fórum de Psicologia na Baixada”, realizado no início de novembro na Subsede Baixada do CRP-RJ, no qual se debateu “Formação, Campo de Estágio e Mercado de trabalho” para os psicólogos e profissionais em geral na região. Nesse sentido, Vanda ressaltou a necessidade de concurso público na região para garantir a presença destes profissionais nas Políticas Públicas, principalmente nos equipamentos do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Novembro de 2015



NOV3015d2-300x169.jpg