auto_awesome

Noticias






“Formação em Psicologia: ênfases e diretrizes gerais” é tema da 2ª mesa de debates do I Fórum de Psicologia da Baixada


Data de Publicação: 19 de novembro de 2015


A segunda mesa de debates da parte da manhã do I Fórum de Psicologia da Baixada foi mediada pela conselheira Viviane Martins (CRP 05 32170), integrante da Comissão Gestora da Subsede, e contou com a participação de coordenadores dos cursos de graduação em Psicologia na Baixada.  Foram eles Ralph Ribeiro Mesquita (CRP 05/8923), da UNESA/Nova Iguaçu; Carla Maria Mendes (CRP 05/15725), representando Carlos Eduardo Medawar, da SEFLU/ Nilópolis; Edimilson Duarte, da UNIABEU/Belford Roxo, e Ana Claudia Peixoto, da UFRRJ/Seropédica.

Ralph Mesquita destacou que o curso de graduação em Psicologia da Universidade Estácio de Sá é de caráter generalista do, que privilegia uma sólida formação ética. “Nós temos sempre em mente as questões dos profissionais de Psicologia que são pertinentes na Baixada Fluminense, trabalhando pela prevenção e promoção de saúde. Nossa grade curricular tem um compromisso social que aparece desde o primeiro período”, pontua Ralph. baixada 1

Edimilson Lima problematizou como formar profissionais de Psicologia com consciência crítica sobre nossa realidade e sobre as implicações ético-políticas de nossa prática. “Temos que pensar que estratégias podemos criar para ter um profissional com pensamento crítico, entendendo o território do qual ele vem, como no nosso caso, é a realidade da Baixada Fluminense. Temos que problematizar qual será o futuro do nosso curso, como serão nossos formandos”.

Ana Cláudia Peixoto reforçou o compromisso ético da UFFRJ na formação dos graduandos em Psicologia. “Nosso compromisso é ter profissionais qualificados, críticos e socialmente engajados. A Universidade fomenta pesquisa e é totalmente comprometida com o ensino da Psicologia e com a formação dos nossos profissionais.”

Finalizando a mesa de debates, Carla Maria Mendes propôs uma reflexão sobre a Psicologia praticada na Baixada Fluminense. “Que Psicologia é essa? É diferente a Psicologia para pobres da Psicologia para ricos? Que práticas são essas que os profissionais da Baixada vêm desenvolvendo?”.

Em seguida, falou sobre a importância do estágio na formação da (o) psicóloga (o) que atuará na região. “Eu não acredito no profissional de Psicologia que não aprende a interagir no âmbito da sala de aula. A educação na SEFLU pretende formar o profissional que pode atuar nas várias áreas em que a Psicologia se insere. Por isso, o programa de estágio é de suma importância. Nós queremos psicólogos que atuem na Saúde, na Educação, e em todos os campos de inserção, sem privilegiar somente a clínica”.

baixada 2Encerrando a mesa, a conselheira Viviane Siqueira Martins agradeceu o comparecimento maciço do público e reiterou o mérito do CRP-RJ nas conquistas da Psicologia na região da Baixada. “Esse espaço é nosso e me dá muito orgulho ver o auditório da nossa casa cheio. A SEFLU foi pioneira no ensino superior de Psicologia na Baixada, mas hoje temos várias outras instituições aqui na nossa região. Isso fortalece a Baixada e reverte sempre em favor da sociedade que queremos construir juntos. Nós todos temos que estar qualificados e preparados para trabalhar desde a elite até a população menos favorecida, sempre com ética, comprometimento e engajamento social”, concluiu.

Clique aqui e continue acompanhando a cobertura do I Fórum de Psicologia da Baixada Fluminense“Formação, Campo de Estágio e Mercado de Trabalho”.

 



baixada-1-1-300x200.jpg
baixada-2-2-300x200.jpg