A Comissão de Psicologia e Assistência Social do CRP-RJ promoveu, no dia 23 de outubro, na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, o I Seminário de Psicologia e Assistência Social: Novos Espaços, Quais Percursos?, reunindo mais de 250 participantes, entre psicólogas (os), estudantes de Psicologia e profissionais de áreas afins.
O evento teve como objetivo fomentar discussões sobre a inserção da Psicologia na Assistência Social, visto que, ao todo, são mais de 25 mil psicólogas (os) brasileiras (os) atuando nessa política em todo o país.
A proposta foi debater questões e apontamentos teóricos produzidos atualmente nas universidades e núcleos de pesquisa em Psicologia no Brasil na intenção de abrir um diálogo fecundo com as (os) psicólogas (os) que estão envolvidas (os) na construção cotidiana da prática no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Ainda durante o I Seminário, foi realizada a entrega da 8ª edição do Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira.
Confira abaixo a cobertura completa do evento.
Abertura
A abertura do evento foi feita pelo conselheiro-presidente do CRP-RJ, José Novaes (CRP 05/980), e pela conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e Assistência Social do CRP-RJ, Juliana Gomes da Silva (CRP 05/41667).
Novaes destacou que a atual gestão do CRP-RJ entende a grande importância da inserção da Psicologia nas políticas de Assistência e que, portanto, pretende promover uma agenda de novos eventos para debater junto à categoria essa temática.
Juliana enfatizou a importância da realização do Seminário lembrando que o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) corresponde, atualmente, à segunda maior política pública com maior concentração de psicólogas (os), atrás apenas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Novaes afirmou ainda que o Seminário constitui um evento preparatório para o 9ª Congresso Regional de Psicologia (COREP), previsto para acontecer em maio de 2016, no Rio de Janeiro, reunindo delegadas (os) psicólogas (os) eleitas (os) por todo o estado para debater e votar propostas que pautarão a atuação política dos conselhos de Psicologia até 2019. Para saber mais sobre esse processo, clique aqui.
Primeiras Atividades
Em seguida, aconteceu a Conferência de Abertura: Perspectivas para uma História da Psicologia na Assistência Social, ministrada por Marcelo de Almeida Ferreiri, graduado em Psicologia, mestre em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social, doutor em Psicologia Social, professor associado do Departamento de Psicologia e professor permanente do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe.
A próxima atividade do Seminário foi a mesa de debates “Da garantia de direitos à instituição da política social”, mediada pela conselheira do CRP-RJ Cláudia Simões Carvalho (CRP 05/30182).
A mesa contou com falas de Leonardo Pecoraro Costa (CRP 05/23778), psicólogo e superintendente de Gestão do SUAS na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, João Paulo Sales Macedo, professor da Universidade Federal do Piauí e atuante na área da Saúde Coletiva e Saúde Mental, e Graziela Contessoto Sereno (CRP 05/30279), psicóloga, colaboradora do CRP-RJ e membro do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do RJ.
Parte da tarde
A parte da tarde do evento teve início com a emocionante entrega do VIII Prêmio Margarete de Paiva Simões Ferreira – Experiência em Psicologia e Políticas Públicas. A cerimônia de entrega contou com a participação do presidente do CRP-RJ, José Novaes, e do marido de Margarete Paiva e professor do Instituto de Psicologia da UERJ, Ademir Pacelli (CRP 05/3148). Clique aqui e veja como foi.
Após a cerimônia de entrega do Prêmio, aconteceu o debate “A práxis da Psicologia no SUAS”. Mediada pela psicóloga e colaboradora do CRP-RJ Paula Smith (CRP 05/34667), a mesa contou com falas de Luane Neves Santos, mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia e autora do livro “A Psicologia na Assistência Social: Convivendo com a desigualdade”, Marcelo Gomes Pereira Junior, mestre em Psicologia pela PUC-Minas e autor do livro “A atuação da Psicologia no SUAS: Um enfoque no CREAS em seus desafios e potencialidades”, e Júlio Cesar Cruz Collares da Rocha (CRP 05/29845), psicólogo e professor adjunto em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis.
A última atividade do Seminário foi o Mural de Encerramento: Infância: Ações da Psicologia no SUAS / Centralidade da família na política de Assistência. Mediado pela psicóloga e colaboradora do CRP-RJ Nathália Fernandes (CRP 05/39380), o encerramento do evento teve participação de Lilian Rodrigues da Cruz, doutora em Psicologia pela PUC-RS e professora do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Luiz Fernando de Oliveira Saraiva (CRP 06/81533), psicólogo que atua na capacitação e supervisão de trabalhadores e equipes do SUAS e pesquisador sobre a centralidade da família na política de Assistência Social no Laboratório de Estudos da Família, Relação de Gênero e Sexualidade.
Novembro de 2015