No dia 24 de junho ocorreu em espaço da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, na Baixada Fluminense, o evento promovido pela Subsede Baixada do Conselho Regional de Psicologia “Tecendo Redes”.
O evento contou com a participação da conselheira presidente da Subsede Baixada, a psicóloga Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065), junto à psicóloga da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-RJ Liliane Gasperin (CRP 05/39759), que trabalha na Subsede Baixada, com as colaboradoras estudantes da comissão gestora da Subsede Baixada do CRP-RJ Flavia da Silva Sena e Rogéria Thompson, e com o presidente Coordenador Geral do Centro Acadêmico de Psicologia da UFRRJ, o estudante Johnny Clayton F. da Silva.
A psicóloga Liliane Gasperin falou sobre as principais finalidades do Conselho e de que forma suas práticas se desenvolvem: “nós temos como finalidade orientar os psicólogos e a sociedade acerca dos assuntos pertinentes à nossa categoria; disciplinar e fiscalizar suas atividades; promover o desenvolvimento da Psicologia como ciência e profissão através de debates, seminários, eventos e publicação de pesquisas; e zelar pela fiel observância dos princípios éticos da profissão.” Ela também ponderou a respeito de uma mudança de abordagem com relação à questão da fiscalização: “O sistema conselhos de psicologia passou a enfatizar a orientação. A fiscalização passou a ser uma porta de entrada”.
Já a conselheira presidente da Subsede Baixada, Vanda Vasconcelos Moreira salientou em sua fala como o sistema Conselhos deve atuar na prática: “Um dos desafios enfrentados atualmente é buscar formas de aproximação entre Conselho, a categoria, os estudantes e a sociedade, de modo que a instituição seja referência para os profissionais, estudantes e sociedade.” E concluiu: “Para além de ser um espaço de orientação, fiscalização e ética profissional, este deve ser um espaço para construção de referências técnicas para a defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social.”
Rogéria Thompson , estudante de psicologia do 8º período na UNIABEU , pontuou, a partir da sua visão de colaboradora estudantil do CRP-RJ, o valor que tem essa participação no CRP para o aluno de Psicologia que ainda não é formado: “a minha visão como colaboradora estudantil do CRP, me aproximou muito do Conselho da nossa categoria e posso ver de dentro o quanto é atuante. Fazemos muitos eventos, muitas ações, mas sentimos falta de uma maior presença dos profissionais e estudantes de Psicologia dentro do CRP. O Conselho é nosso e temos que nos apropriar. No sentido de nós, estudantes, quanto mais participarmos mais estaremos dentro das questões da profissão que escolhemos e também contribuímos para a formação de um novo quadro dentro do CRP.”
Flavia Sena, como estudante de psicologia também do 8º período pela UNIABEU, falou da experiência em colaborar com a Comissão Gestora do CRP-RJ /- Subsede Baixada Fluminense e da Comissão de Estudante do CRP-RJ, como colaboradora estudante, tendo a chance de compreender o funcionamento do sistema conselhos de perto e entender as ações políticas da Subsede Baixada como ações que priorizam a mobilização e aproximação com os (as) psicólogos (as) e estudantes de todos os municípios da Baixada Fluminense. O projeto “Tecendo Redes” do CRP – Subsede Baixada Fluminense tem o objetivo de levar para os espaços de diversas instituições, entre elas as de ensino, discussões para favorecer e estabelecer a aproximação e interação com os profissionais e estudantes de psicologia. Está sendo um grande prazer fazer parte dessas Comissões, pois venho aprendendo muito e espero que outros estudantes possam se aproximar desse espaço.
A fala do também estudante de Psicologia da UFRRJ, Guilherme reitera a importância dos eventos como o “Tecendo Redes” para fortalecer a atuação do CRP-RJ junto aos estudantes e profissionais da área: “são nesses eventos que fortalecemos a rede em que atuamos e que continuaremos a atuar no nosso futuro como profissional. Ao estimular a participação do estudante no CRP – RJ fortalece a formação de novos quadros de profissionais que estarão cada vez mais conectados com as necessidades da categoria e das pessoas que fazem parte da nossa prática profissional.”
Johnny Clayton: Considero de extrema importância essa aproximação com os estudantes, visto que os mesmos também produzem ciência com o objetivo de colaborar para cada vez mais aperfeiçoarmos a profissão. Estreitar laços com o Conselho da nossa categoria (CRP-RJ) também significa investir na qualidade desta profissão. E foi muito bom que o pedido de parceria tenha partido dos conselheiros, pois demonstrou que não há arrogância em aceitar que estudantes de psicologia também constroem alicerces para a profissão.
A Coordenação do Centro Acadêmico de Psicologia da UFRRJ sempre esteve e está aberta a propostas como estas, que sejam compatíveis com o espírito visionário dos alunos do nosso curso e que fortaleçam laços para construir novos e consistentes caminhos para além da sala de aula. Acredito ainda que nossa formação não pode ser desvinculada de um compromisso com a sociedade, muito menos nossa futura profissão. É pela constatação de que o CRP-RJ se coloca como guia ético e construtor de parâmetros de justiça social que valorizamos imensamente esta aproximação. Parabéns a todos do CRP da Baixada!
Na ocasião o coordenador do Centro Acadêmico divulgou os nomes da Coordenação do Centro Acadêmico de Psicologia da UFRRJ / Seropédica (”Gestão Individuação”), a saber :
Coordenação Geral : Johnny Clayton e Guilherme Martins
Coordenação de Comunicação: Carol Victorino, Raquel Capela e Helen Vicente
Coordenação de Eventos: Grazi Cascon, Illana Pinheiro e Roberto Duarte
Coordenação de Finanças: Tiago Cupolilo e Yago Baltar
Coordenação de Organização: Anaíra Curcio e Shayene Bravo
O evento teve como prioridade a recepção e orientação aos estudantes que serão os primeiros novos formandos da Universidade. Além disso, foi importante divulgar as várias possibilidades de participação dos estudantes e profissionais junto aos eventos promovidos pelo CRP-RJ/Subsede Baixada, como nos Cines Psis e Rodas e Encontros, abordando de forma crítica e reflexiva temas de interesse da prática profissional, Seminários e Fóruns de Psicologia, entre outros eventos, na Baixada.
O CRP-RJ, em cumprimento a deliberação de Congresso Nacional de Psicologia, de descentralização das atividades , democratizando e regionalizando ações de interesse da categoria, estudantes da sociedade.
Novembro de 2015