auto_awesome

Noticias






CRP-RJ marca presença no XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO


Data de Publicação: 5 de novembro de 2015


A Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) promoveu o seu XVIII Encontro Nacional da ABRAPSO 2015 com o tema “Psicologia Social e os Atuais Desafios Éticos – Políticos no Brasil”. O evento, realizado entre os dias 29 de outubro a 2 de novembro em Fortaleza (CE), contou com a participação do CRP-RJ, representado pelas conselheiras Claudia Simões Carvalho (CRP 05/30182) e Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), além das psicólogas colaboradoras Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523, Jacqueline dos Santos Soares (CRP 05/41408) e Paula Smith (CRP 05/34667).

O evento teve como objetivo possibilitar o debate sobre a formação em Psicologia, principalmente em Psicologia Social, diante do atual cenário brasileiro de violência de diversas ordens, medicalização da vida, precarização nas políticas públicas, entre outros.  A ideia era que o debate geral sobre a formação em Psicologia, especialmente em Psicologia Social, pudesse possibilitar aos profissionais, discentes e docentes de Psicologia e áreas afins o contato com a produção teórica e as experiências práticas de ponta no campo.

A participação do CRP-RJ iniciou-se no segundo dia do evento, 30 de outubro, quando as representantes do Conselho assistiram ao Simpósio “Políticas Públicas, Direitos Sociais e Emancipação”.

Já no dia 31 de outubro, terceiro dia do evento, as conselheiras Claudia Simões e Viviane Martins e também a colaboradora Paula Smith apresentaram o trabalho “Atuação da Comissão de Psicologia e Assistência Social do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro”.

O objetivo do trabalho foi fomentar a discussão sobre diversas questões que permeiam o fazer psi nessa área, tais como: a inserção e prática da (o) psicóloga (o) nas políticas de Assistência; a necessidade de qualificar as (os) psicólogas (os) que atuam na área; a atuação multidisciplinar nos dispositivos dessa política; a precariedade nos vínculos trabalhistas; e a necessidade de que o SUAS seja implantado como uma política de Estado e não de governo.

No mesmo dia, as colaboradoras Mônica Affonso e Jaqueline Soares apresentaram dois trabalhos abordando as ações políticas da Subsede do CRP-RJ na Baixada Fluminense com os temas “No Território, Regionalizando Ações: CRP-RJ /Subsede Baixada Fluminense” e o “Cine Psi Baixada: Lugar de diálogo com Psicólogos, Estudantes e a Sociedade”.

Mônica Affonso avalia que a apresentação da Subsede Baixada “foi um momento muito rico. O diálogo produzido pelos trabalhos promoveu um inusitado debate entre os presentes. E poder falar do comprometimento do atual plenário do CRP-RJ com políticas públicas foi para lá de interessante”.

Jaqueline Soares afirma que o encontro “foi enriquecedor, pois conseguimos alcançar nossos objetivos. Além disso, fomos contempladas pelos demais trabalhos apresentados que colaboraram com temáticas que já fazem parte do desenvolvimento das ações que temos desenvolvido na Subsede Baixada”.

O evento foi encerrado no dia 2 de novembro com os simpósios: “Políticas e questões socioambientais, emergências e desastres: Psicologia Social – Território e conflito socioespacial”; “Relações de gênero, preconceito e direitos sexuais”; Movimentos sociais e desafios à democracia brasileira: Política, movimentos sociais e as vicissitudes da democracia brasileira atual”.