Com auditório lotado, o I Seminário em comemoração ao Dia da (o) Psicóloga (o), que aconteceu no dia 18 de agosto na Subsede Baixada, consolidou mais uma vez a força do CRP-RJ na organização de eventos pertinentes à categoria.
Neste Seminário comemorativo, que recebeu mais de 100 pessoas entre psicólogos e estudantes, a programação foi bem diversificada no tocante aos temas da Psicologia. As palestrantes foram: a conselheira-presidente da Comissão Gestora do CRP-RJ da Baixada, Vanda Vasconcelos (CRP 05/6065) na mesa de abertura; a psicóloga e conselheira do CRP-RJ Janaína Sant’Anna (CRP 05/17875), com o tema “Psicologia no Trânsito e Mobilidade Humana”; a psicóloga Maíra Andrade Madeira (CRP 05/32352), com o tema “Psicologia nas Organizações”; a psicóloga e conselheira membro da Comissão Gestora da Baixada Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170), com o tema “Psicologia no SUAS”; e a também psicóloga e conselheira-presidente da Comissão de Saúde do CRP-RJ, Andris Cardoso Tibúrcio (CRP 05/17875), com o tema “Psicologia na Saúde”.
A mediadora da mesa foi a psicóloga e integrante da Comissão Gestora da Subsede Baixada Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523).
Vanda deu as boas-vindas aos participantes e pontuou a importância histórica da Subsede Baixada. “Gostaria de agradecer a todos os presentes e dizer que estamos todos muito felizes com esta realização de hoje. Estar aqui com todos vocês hoje é uma grande vitória, pois a nossa subsede foi construída a partir da mobilização da categoria desde 1993. Em outubro, ela completa seus 21 anos de existência e nós que estamos presente nas ações políticas do CRP-RJ /Subsede Baixada, estamos contribuindo para construção da história da Psicologia na nossa região.”
Janaína trouxe suas reflexões acerca da Psicologia no Trânsito e problematizou a atuação da (o) psicóloga (o) nesse campo. “A Psicologia no Trânsito tem um campo de atuação muito amplo, mas acaba limitando-se ao teste psicotécnico. Mobilidade humana, comportamento no trânsito, acidentes no trânsito, vítimas de eventos no trânsito, familiares de vítimas, todos são espaços no qual a Psicologia deve atuar, embora grande parte de nossa atuação na área ainda se restrinja a exames e testes para fins de CNH. A nossa atuação deve estar comprometida com o estudo das cidades, com o planejamento urbano, com a saúde pública. Tudo isso é pertinente ao psicólogo.”
Já Maíra, citando Carl Jung, salientou a importância da dimensão humana em todas as esferas da Psicologia, inclusive na área de Recursos Humanos das organizações empresariais: “‘Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”.
“É com esse ideal que travamos nossa prática diária no RH, pois nós trabalhamos com pessoas. Fala-se muito em Psicologia das organizações, Psicologia do trânsito, Psicologia disso ou daquilo. Na verdade, não existem essas fronteiras. Existe a Psicologia. E Psicologia está sempre interessada em gente”, afirmou.
Andris corroborou a visão de uma Psicologia ampla, não restritiva e não mecanicista. “Não temos que nos contentar com cantinhos: Psicologia disso, Psicologia daquilo. Temos sim que nos mobilizar e atuar em todas as áreas que nos são caras. Temos que fazer a diferença, pois quando o governo precisa fazer corte orçamentário, a primeira verba que é cortada é a de Assistência Social. E essa é a verba que atende à população invisível, que são os negros e pobres. Nós não podemos compactuar com isso e muito menos fingir que não é problema nosso”.
Viviane também reforçou o chamamento a uma Psicologia voltada ao social. “O CRP-RJ consolida a Comissão da Psicologia e Assistência Social, pois temos um grande contingente de psicólogos atuando nas políticas públicas e sociais. Nós nunca podemos perder de vista o foco no nosso papel ético e político dentro desses espaços. Temos que saber direcionar nossa contribuição para aquela pessoa que está precisando do serviço. Temos que ter uma escuta diferenciada na qual não vemos somente um indivíduo ‘solto’, mas sim, vemos contextos e atravessamentos.”
A mediadora da mesa, Mônica Affonso, ponderou: “O que percebemos em todas as falas é este anseio por uma Psicologia ampla e mais engajada. Isso depende do nosso fazer diário. É a nossa mobilização e nosso engajamento que vai trazer melhoria para nossa categoria e para a população.”
Participação dos estudantes
Além de psicólogos, estavam presentes também estudantes de Psicologia representantes da Comissão de Estudantes do CRP-RJ: Sergio Alexandre Ferreira Davico (UNESA/Nova Iguaçu), Rogéria Thompson e Flávia Senna da UNIABEU/Belford Roxo, Raquel Capela e Gabriela dos Santos, da direção do Centro Acadêmico da Psicologia da UFRRJ. Esses estudantes deram apoio à organização do evento e participaram da mobilização de professores, demais estudantes e profissionais em geral para participarem do encontro.
Homenagens
Após as palestras e o debate, Vanda iniciou as homenagens às (os) psicólogas (os) pelas suas atuações em prol da Psicologia e da sociedade brasileiras.
Foram homenageados Adriana Barboza (CRP 05/19778) e Celso Vergner (CRP 05/27753), que foram integrantes de Comissões Gestoras da Subsede Baixada do CRP-RJ em gestões anteriores; Edimilson Duarte de Lima (CRP 05/17918), professor da Faculdade UNIABEU/Belford Roxo; Ralph Mesquita (CRP 05/892), professor da UNESA/Nova Iguaçu; e Ana Cláudia Peixoto (CRP 05/23819), professora da UFRRJ/ Seropédica.
Esses professores têm se destacado pela dedicação, estímulo e apoio aos trabalhos da formação dos estudantes junto às ações ético-políticas desenvolvidas pelo CRP-RJ na Subsede Baixada.
Ao final das homenagens, aconteceu um coquetel de encerramento com uma grande confraternização de todos os presentes.
Agenda dos próximos eventos
Fique ligada (o) no calendário dos próximos eventos da Subsede Baixada! Haverá, em setembro, um encontro com os estudantes das quatro faculdades de Psicologia da Baixada: SEFLU/Nilópolis, UNABEU/Belford Roxo, UNESA/Nova Iguaçu e UFRRJ / Seropédica para debater mercado de trabalho, formação profissional e ética, entre outros. Ainda para setembro, está prevista a realização do 38º Cine Psi com a temática “Mobilidade Humana”.
Agosto de 2015