auto_awesome

Noticias






9º CONPSI Norte-Nordeste acontece na Bahia com participação do CRP-RJ


Data de Publicação: 1 de junho de 2015


Mais um Congresso Norte e Nordeste de Psicologia (CONPSI) aconteceu entre os dias 13 e 16 de maio, em Salvador (BA), e, em sua 9ª edição, o evento consolida-se como um dos mais importantes da área, contribuindo com as grandes discussões e a troca de experiências e práticas da Psicologia no âmbito regional e em constante dialética com as discussões em nível nacional.

O CONPSI, que nessa edição teve como tema “Psicologia e os desafios do mundo contemporâneo”, contou com ampla participação do CRP-RJ, representado pelos conselheiros Juraci Brito da Silva (CRP 05/28409), Cláudia Simões Carvalho (CRP 05/30182), Juliana Gomes da Silva (CRP 05/41667), Viviane Siqueira Martins (CRP 05/32170) e Vanda Vasconcelos Moreira (CRP 05/6065) além das colaboradoras Júlia Horta Nasser (CRP 05/33796), Maria Márcia Badaró Bandeira (CRP 05/2027), Mônica Valéria Affonso Sampaio (CRP 05/44523) e das estudantes Rogéria Thompson e Flávia Sena.

JUN0115
Atividades do dia 14

O primeiro dia de atividades do CRP-RJ no CONPSI foi 14 de maio. Com o tema “Democratização através da Descentralização e Regionalização”, Vanda, que é conselheira-presidente da Comissão Gestora da Subsede Baixada, compondo mesa com o CRP-BA representada pela conselheira Denise Viana Silva e com o CRP-SP representado pelo colaborador Reginaldo Branco da Silva, salientou a importância dessa regionalização política através da descentralização e democratização das ações através das subsedes.

Os representantes desses CRPs abordaram o histórico das construções das subsedes em seus Regionais e os avanços conquistados na descentralização e democratização a partir da atuação dessas subsedes como espaço estratégico de aproximação com a categoria de todo o estado.

Vanda destacou, entre outros, as experiências da Subsede Baixada com relação à aproximação com as universidades e com grande participação dos estudantes nos eventos promovidos.

“Alguns Conselhos Regionais têm investido no processo de interiorização, descentralização e regionalização de sua política de gestão através da implantação de subsedes, formação de Comissões Gestoras, Pontos Focais e outras formas de representação, que articulam as ações entre os CRPs em diferentes localidades nos estados, cumprindo assim as deliberações do VIII Congresso Nacional de Psicologia”, destacou.

Ainda nesse dia, o CRP-RJ participou da mesa “Impasses da Prática Psicológica na Interface com o Judiciário”, com presença do conselheiro Juraci e das colaboradoras Júlia e Márcia. Em suas falas, os representantes do CRP-RJ abordaram os dilemas das (os) psicólogas (os) em sua atuação no Judiciário. E um desses principais dilemas éticos diz respeito ao fato de essas (es) profissionais serem convocadas (os) para realizar avaliações a partir de um ideal de normalidade baseado numa política higienista e violadora.

Segundo eles, “essas demandas têm causado grande desconforto nos psicólogos e o CRP-RJ tem acolhido diversas demandas desses profissionais que atuam no Sistema Prisional, no Socioeducativo e no SUAS. A posição de avaliador exigida pelo Judiciário por meio da produção de documentos que apontam para uma determinada ‘cientificidade’ que seja capaz de prever comportamentos futuros da população encarcerada e dos adolescentes do sistema socioeducativo, assim como para validar e manter as ações de recolhimento e internação compulsória de crianças e adolescentes em situação de rua e usuárias de drogas, têm sido um incômodo, criando tensões para a maioria dos psicólogos que trabalham nestas instituições”.

“Nosso objetivo”, acrescentaram, “é problematizar a contribuição da Psicologia e o papel da avaliação psicológica nesse contexto e a importância de nós, psicólogos, construirmos práticas que visem ao protagonismo e a autonomia dessas populações que atendemos”.

Também no dia 14, aconteceu a mesa “As (os) Psicólogas (os) no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e seu trânsito pela intersetoriaridade”. A mesa contou com falas da conselheira-presidente da Comissão de Psicologia e SUAS do CRP-RJ, Juliana Gomes, e das conselheiras Cláudia Simões e Viviane Siqueira.

Juliana abordou o histórico da atuação psi nos dispositivos do SUAS e a formação profissional para atuação nesse campo. Cláudia, por sua vez, tratou da questão da intersetorialidade nesta política, usando como marco histórico a Constituição Federal de 1988, e Viviane destacou a importância da participação das (os) psicólogas (os) nos espaços de Controle Social.

Ainda nesse dia, houve a apresentação oral “A História da Casa Subsede do CRP-RJ/BAIXADA” com Mônica Valéria, Vanda e Viviane.
JUN0115_2Atividades no dia 15

No dia 15 de maio, o destaque foi a mesa com o tema “O trabalho socioeducativo intersetorial com a privação de liberdade e medidas de meio aberto junto às famílias: Prevenção ao ingresso e à reincidência ao ato infracional”, que contou com a participação da conselheira Vanda Vasconcelos, que atua no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE-RJ), Karen Albuquerque da Silva, psicóloga do CREAS de Itapetinga (BA) e Flávia Maria Santos Lessa, psicóloga do CREAS de Vitória da Conquista (BA).

A mesa abordou a importância dos trabalhos com as famílias dos adolescentes na socioeducação, desde a privação e restrição de liberdade em unidades de internação e semi-liberdade até a liberdade assistida no meio aberto nos CREAS.

O debate tratou ainda da importância desse atuação junto às famílias no processo da socioeducação junto ao filho adolescente com a implantação do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária (2010), contribuindo na prevenção à reincidência ao ato infracional e ao retorno para o sistema socioeducativo.

Nesse mesmo dia, aconteceu a apresentação oral “Participação do CRP-RJ/Subsede Baixada no Conselho dos Direitos da Mulher do Município de Nilópolis”, com Mônica Valéria, Viviane e Vanda, e a apresentação de pôster “Tecendo a rede entre CRP-RJ/Subsede Baixada Fluminense, acadêmicos e psicólogos” com a participação das estudantes colaboradoras da Subsede Baixada Flávia Sena e Rogéria Thompson.
Atividade no dia 16

No último dia do CONPSI, tivemos a apresentação oral “Ações Políticas Da Subsede Do CRP-RJ/Baixada Fluminense” com as conselheiras Viviane e Vanda e as estudantes Rogéria e Flávia, enfatizando a importância do Espaço Cine Psi Baixada, evento que faz uso da exibição de um vídeo para fomentar o debate sobre determinada temática, como uma ação que traz em cena debate sobre diversos temas de interesse do exercício profissional da Psicologia.

 

Junho de 2015



JUN0115.jpg
JUN0115_2.jpg