auto_awesome

Noticias






Professor Hilton Japiassu falece no Rio de Janeiro aos 81 anos


Data de Publicação: 3 de maio de 2015


Nascido no dia 26 de março de 1934 em Carolina, Maranhão, filho de José Alves Ferreira e Walmerina Japiassu Ferreira, Hilton Ferreira Japiassu licenciou-se em Filosofia pela PUC do Rio de Janeiro em 1969.

Doutor em Filosofia (Epistemologia e História das Ciências) pela Université des Sciences Sociales de Grenoble (França) e pós-doutor em Filosofia pela Université des Sciences Humaines de Strasbourg (França), Hilton foi professor associado nos cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Filosofia da PUC-Rio e professor adjunto de Epistemologia e História das Ciências do Departamento de Filosofia da UFRJ.

Crítico ferrenho da ideia positivista que defende a ciência como uma prática objetiva, neutra e asséptica, Hilton possui vasto catálogo produção acadêmica de artigos e livros. Merecem destaque, entre outros, seu artigo “O Mito da Neutralidade Científica” [Rio, Imago (1976), 2ª ed. 1983]. Em “A Psicologia dos psicólogos” [Rio, Imago (1979), 1ª ed.], Hilton levanta críticas ao modelo cientificista da prática da Psicologia, sua produção de conhecimento e sua inserção nas instituições sociais e defende a potencialidade de transformação social dessa disciplina. Hilton faleceu no Rio de Janeiro no dia 28 de abril de causas naturais.

“… Não existe definição objetiva nem muito menos neutra daquilo que é ou não a Ciência. Esta pode ser tanto uma procura metódica do saber, quanto um modo de interpretar a realidade; tanto pode ser uma instituição com seus grupos de pressão, seus preconceitos, suas recompensas oficiais, quanto um ofício subordinado a instâncias administrativas, políticas ou ideológicas; tanto uma aventura intelectual conduzindo a um conhecimento teórico (pesquisa), quanto um saber realizado ou tecnizado”. – Hilton Ferreira Japiassu

Maio de 2015