O Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro vem, desde que o campo Ética e Compromisso Social tomou posse em 2004, defendendo com veemência os princípios democráticos em todas as instâncias sociais e políticas, inclusive dentro do Sistema Conselhos de Psicologia.
Entretanto, desde a posse da nova gestão do Conselho Federal de Psicologia, em dezembro de 2013, temos assistido, não sem preocupação, ao gradativo enfraquecimento dos espaços democráticos de diálogo e articulação junto ao CFP.
Diante disso, o CRP-RJ assinou, em conjunto com outros 14 Conselhos Regionais, o Manifesto em Defesa das Democracia nos Conselhos de Psicologia, na busca de que possamos garantir a continuidade das ações democráticas e dos avanços conquistados pela Psicologia brasileira e suas (seus) profissionais.
Por isso, convocamos todas (os) as (os) psicólogas (os) do estado do Rio de Janeiro a assistir à transmissão on-line da APAF nos próximos dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 10h, através do site do CFP: www.cfp.org.br.
A APAF (Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças) acontece ordinariamente duas vez ao ano (em maio e em dezembro) e é a instância deliberativa do Sistema Conselhos, da qual participam representantes do CFP e de todos os CRPs. As decisões tomadas na APAF devem ser pautadas pelas deliberações do Congresso Nacional de Psicologia (CNP), do qual participam psicólogos de todo o país.