auto_awesome

Noticias






10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos


Data de Publicação: 9 de dezembro de 2014


AIDS – O que a Psicologia tem a ver com isso?

Os Direitos Humanos e a Ética, por serem temáticas transversais – e não um campo específico e isolado – devem atravessar todas as práticas psicológicas em qualquer área de atuação da (do) psicóloga (o).

Infelizmente, segundo o Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do Ministério da Saúde (2012 / 2013), o Rio de Janeiro está entre os estados com as maiores taxas de detecção de casos de AIDS, ocupando o quarto lugar com o índice de 28,7 casos por 100.000 habitantes. Quanto aos casos de mortalidade por AIDS, o Rio ocupa o segundo lugar entre os estados com mais óbitos, estando entre os sete estados brasileiros acima da média nacional, com 9,1 de casos por 100.000 habitantes.

Além do crescimento da feminização da AIDS, a população jovem também apresenta uma forte tendência de aumento nas taxas de detecção dos casos de AIDS. Em termos gerais, o Rio de Janeiro é o quinto estado com maior índice, apresentando taxa de detecção de 19,3 casos por 100.000 habitantes.

Associando-se a outros movimentos que integram o Dezembro Vermelho – e para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos como um dia de lutas nos diversos cenários de violações de direitos em nosso país –, o CRP-RJ e sua Comissão Regional de Direitos Humanos têm o dever ético-político de refletir e discutir com a categoria os enormes desafios para a Psicologia na luta contra o aumento da AIDS, no Brasil e no mundo.

Contando com a prestimosa colaboração das debatedoras Sandra Lúcia Filgueiras (CRP 05/16621), psicóloga com pós-graduação em Saúde Pública, atuando na Gerência de DST/AIDS da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) / Consultório na Rua e na Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, e Edilene Pereira Bastos (CRP 05/34549), psicóloga do Grupo Pela Vidda – RJ e coordenadora do projeto MIX da Prevenção Teste do HIV por Fluido Oral –, o CRP-RJ promoverá o 8º Dialogando com o CRP-RJ, com a temática “A Psicologia e seus Desafios no Combate a AIDS”, e convida as(os) psicólogas(os) para dialogar conosco no dia 10 de dezembro, às 18 horas, na sede do CRP-RJ, localizada na Rua Delgado de Carvalho, nº 53, Tijuca (próximo ao Largo da Segunda-feira e ao metrô São Francisco Xavier).

O evento é gratuito e serão emitidos certificados. Solicitamos, para garantir a participação, que sejam feitas inscrições pelo e-mail [email protected].

Dezembro Vermelho

Todos os anos, 1º de dezembro é lembrado como o Dia Internacional de Luta contra a AIDS. A data marca a importância da conscientização sobre a AIDS, a necessidade da prevenção como melhor modo de combatê-la e também da solidariedade e da tolerância a todas as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A partir dessa data que foi criada a campanha “Dezembro Vermelho” para reforçar, aso longo de um mês, a importância de todos nós nos mobilizarmos em torno do combate e prevenção à AIDS.